quinta-feira, 28 de julho de 2011

CONVIVÊNCIA HARMONIOSA




Por João Ricardo Correia

Publicado no Jornal de Hoje (02/07/11)

Algumas pessoas questionaram o colunista, nesta manhã meio nublada de sábado, se havia assistido o Globo Repórter, ontem à noite, mostrando pessoas que defendem os animais maltratados. Não vi o programa, mas imagino as cenas fortes e emocionantes apresentadas. Infelizmente, existem pessoas más, covardes, imbecis, que agridem cães, gatos, jumentos, cavalos. touros, ratos, enfim, seres indefesos, inocentes.

O problema maior disso tudo, além da capacidade destrutiva que domina essas pessoas, é a falta de uma lei severa, que puna exemplarmente os canalhas autores dos maus tratos aos animais. Tem 'gente' que se diverte vendo animais chamados irracionais sofrendo. Quem não tem dó do sofrimento de um desses queridos seres não tem amor próprio, não sabe o que é família, não possui nenhuma ligação como o bom senso e não acredita nem em si próprio.

Muitas crianças crescem sabendo que devem espancar os animais, porque aprendem com os pais, com os primos mais velhos, porque sabem que existe um esporte chamado vaquejada, onde o gado bovino é puxado pelo rabo até cair e, muitas vezes, termina sendo sacrificado porque sofre uma lesão grave e enquanto isso, centenas de seres humanos gritam e se divertem diante daquela cena deprimente e retrógrada em todos os sentidos.

É por isso que sempre duvido da agressividade dos animais. Em toda regra existe exceção, mas tenho certeza que a ação gera uma reação. Amar um animal, cuidar dele, dar atenção, não é favor, não é caridade: é um ato de grandeza, de relacionamento com a natureza. É uma forma de concordar com Deus e ajudá-lo a preservar suas criações.

Agradeço demais a gentileza de João Ricardo Correia que autorizou a publicação deste texto no blog.

Não deixe de ler também:

FAMINTOS POR ATENÇÃO
SOCIEDADE, CARROCEIROS E ANIMAIS
UNIVERSALIZANDO O AMOR PELOS ANIMAIS
POR QUE NÃO VÃO AJUDAR AS CRIANÇAS COM FOME?
QUE TAL FAZER ALGO PELA HUMANIDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS