quinta-feira, 4 de novembro de 2010

10 MITOS A RESPEITO DOS GATOS


MITO: GATOS SEMPRE CAEM EM PÉ

FATO: É verdade que os gatos são muito ágeis, mas essa idéia é equivocada, perigosa de acreditar. Normalmente gatos caem de pé, mas nem sempre.

Os gatos têm uma reação de reflexo muito forte e são capazes de girar em volta do espaço, para cair de pé. No entanto, caindo de uma altura muito pequena, talvez uma árvore, um gato não terá tempo para girar ao redor e não cairá de pé. Se cair de uma altura grande demais, o gato provavelmente não vai sobreviver, seja caindo de pé, ou não - e mesmo se sobreviver, certamente ficará muito ferido, especialmente se for novinho.

Este é talvez um dos mitos mais perigosos atribuídos aos felinos, porque as crianças, infelizmente, querem tentar provar isso.

MITO: GATOS PODEM ENXERGAR NO ESCURO

FATO: Um gato tem pupilas verticais que se expandem para deixá-lo ver na escuridão. Ele tem cerca de trinta bigodes que ajudá-lo a encontrar o caminho de volta à noite, mesmo em ambientes estranhos. Mas ele não é dotado de visão especial que pode permitir-lhe ver em escuridão absoluta.

MITO: O LEITE É BOM PARA OS GATOS

FATO: Se você quer dizer leite de vaca, não é necessariamente bom para os gatos em tudo.

Sim, se você colocar um pires de leite, seu gato provavelmente vai tomá-lo todo, mas muitos gatos têm intolerância à lactose, e o leite será muito difícil de digerir, podendo provocar uma diarréia nele.

Se seu gato não possui intolerância a lactose, você pode dar a ele uma pequena quantidade de leite de vaca, mas muito ocasionalmente, como um deleite, mas para fazê-lo regularmente é procurar problemas.

MITO: TODOS OS GATOS CASTRADOS TORNAM-SE OBESOS

FATO: Isso não é exatamente verdade. Embora muitos gatos ganhem peso após castrados, não é a castração em si que torna um gato obeso. Em muitos casos, a castração ou esterilização é feita em uma época em que o metabolismo do animal já diminuiu, e a sua necessidade de comida também. Se o gato continua a comer a mesma quantidade, pode engordar.

MITO: GATOS SÃO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO COM BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO

FATO: Muito acreditam que os gatos, por serem relativamente independentes, não precisam de maiores cuidados, e isso não é verdade. O tempo médio de vida de gatos de rua, que não possuem cuidados mínimos, é de três anos, o que deveria ser prova suficiente contra este mito. Um gato bem cuidado pode viver em média 15 anos.

MITO: CRIANDO GATOS DENTRO DE CASA, AUMENTAM AS CHANCES DE UMA CRIANÇA SER ALÉRGICA

FATO: Um novo estudo, cujos resultados foram publicados no Journal of American Medical Association constatou que as crianças que vivem em casas com dois ou mais cachorros ou gatos, são menos prováveis do que outros bebês para desenvolver reações alérgicas que levam à asma e outros problemas. A exposição dos animais reduz a probabilidade de uma criança ser alérgica a eles mais tarde por 50%.

MITO: OS GATOS ENTERRAM SUAS FEZES PORQUE SÃO ANIMAIS HIGIÊNICOS

FATO: Eles fazem isso, principalmente para eliminar o cheiro que exalam. Um gato dominante por exemplo, não enterrrá os seus excrementos, deixando-os bem à vista para marcar território. O fato dos nossos gatos enterrarem suas fezes, significa o quanto eles se sentem subordinados em relação a nós. Acham-nos fisicamente mais fortes e sabem que controlamos o seu modo de vida (especialmente porque somos nós que lhes fornecemos o seu alimento). Quando um gato que normalmente enterra as suas fezes, deixa de fazê-lo, é porque algo não está correndo bem. Pode ser uma questão de auto-afirmação, dominância em relação a outro animal lá em casa, ou simplesmente uma rejeição ao material que está na caixinha de areia.

MITO: O MIADO DAS GATAS NO CIO É SINAL DE SOFRIMENTO

FATO: O miado constante, assim como o ato de se rebolar, constitui um comportamento sexual feminino felino padrão. É preciso notar que os gatos em circunstâncias normais são silenciosos e até passam despercebidos. A sua comunicação depende muito de sinais do olfato e não tanto de sons, tal como se passa nos cães. Quando querem atrair os gatos machos, as fêmeas em cio têm de adquirir posturas “anormais”, fazendo barulho, rebolando-se, exibindo-se, tudo para atrair os machos. Esse miado não tem relação alguma com o sofrimento, assim como qualquer fêmea de qualquer espécie animal com cio não sofre dores.

MITO: OS GATOS SE APEGAM AOS LUGARES, E NÃO AS PESSOAS

FATO: Isso é uma grande mentira. Gatos amam seus donos incondicionalmente. E alguns chegam a ficar doentes quando esses viajam ou quando são abandonados. Apesar de mais independente, o gato também se apega a pessoas, reconhece os seus proprietários, dá carinho e procura companhia.

A pessoa que pensa que um gato é um animal sem amor, nunca teve um em seu colo. O gato amassa com delicadeza o colo ou o seio do humano para criar um espaço macio e confortável onde se possa aninhar (trata-se de um reflexo infantil, conhecido como amassar pãozinho, que remonta à idade da amamentação, quando o gatinho amassava as maminhas da mãe para estimular o fluxo do leite e ao mesmo tempo se alimentava), ronronando alto ou baixo e transmitindo, assim, uma mensagem de satisfação e de amor. O carinho de um gato é sempre sutil, como esfregar as pernas. Cada gato varia na quantidade de afeto que ele deseja para levar adiante, e nos caminhos que ele deseja mostrar. Mas ele está lá, enquanto você estiver receptivo e às vezes até mesmo se você não está.

MITO: OS GATOS SÓ VÊM PRETO E BRANCO

FATO: Estudos recentes provaram que os gatos conseguem distinguir entre o vermelho e o verde, o vermelho e o azul, o vermelho e o cinzento, o verde e o azul, o azul e o cinzento, o amarelo e o azul e o amarelo e o cinzento. Mas seja como for, as cores não são tão importantes na vida dos gatos como na dos humanos.

Fontes de pesquisa:

http://www.best-cat-art.com/cat-myths.html
http://www.cfainc.org/articles/myths-facts.html
http://cats.about.com/od/catcare/tp/topmyths.htm
http://www.petplace.com/cats/superstitions-and-myths-about-dogs-and-cats/page1.aspx
http://www.petmedsonline.org/top-5-myths-about-cats.html
http://www.kittykind.org/cc_myths.html
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/factos_e_mitos_acerca_dos_gatos/221
http://www.gatosecompanhia.com/comportamentos-dos-gatos/factos-e-mitos-acerca-dos-gatos/
http://gatosbrasil.multiply.com/journal/item/52/Mitos_Verdades
http://caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=17 

Divulgue no twitter 

Leia também:

13 comentários:

  1. Para baixar o arquivo desse estudo em pdf
    Copie e cole na barra de endereços:
    catnmore.com/animals/pdfs/JAMAPetsAllergyPrevention.pdf

    ResponderExcluir
  2. Vi um documentário uma vez que falava que gatos enterram as fezes por que são caçadores e não querem que as presas saibam da sua presença ou que seus predadores não os rastreiem, mesmo não sendo uma coisa que ainda precisam fazer o instinto os levam a isso, acho que faz mais sentido do que eles se sentirem submissos a nós.

    Meus gatos não são nada submissos e enterram as fezes. Também acho que considerá-los higiênicos não é tão mito, porque quando a caixa está suja eles me esperam limpar para usar.

    Eles manterem a vista para marcar território, eu acho possível.

    http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286239.shtml

    ResponderExcluir
  3. Acho a mesma coisa que o Vet Fábio e ainda, se a pessoa tem alergia a essa enzima por causa dos antepaçados, nada adianta forçar o convivio sem estar medicado. O controle medicamentoso da alergia pode ser suficiente (ou não) em determinados casos. Ambos ( o dono e o gato) precisam estar em equilibrio. De nada adianta o gato 'bem' e o dono morrendo pelos cantos. O gato também vai se sentir triste por tantas reações negativas do dono com ele.
    Lavar as mãos pos contato com o gato pra quem é mto sensivel + remedios indicados pelo médico podem controlar a situação.

    Sobre o leite, o recomendável não dar, ou dar leite próprio (vendido em latinha como o pet milk). As pessoas podem não saber o qto é mto ou o qto é pouco. Não dá pra confiar no senso delas. Carne só congelado por 72h.

    E na castração, a gata sofre sim com os hormonios. Fica angustiada e depre por não acasalar. Por isso deve castrar.

    ResponderExcluir
  4. Legal demais esse post, equipe BPL...
    Vou reproduzir lá no meu blog e de quebra fazer comercial da minha "prole" adotada e muito amada.

    beijos, parabéns pelo trabalho, S.

    ResponderExcluir
  5. Sheyla, vamos aos pouquinhos mudando velhos conceitos, todos juntos. Nós é que te agradecemos!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. odeio veterinarios
    sao todos tendenciosos e interesseiros.
    quem sabe do bicho é quem cria e cuida todo dia com amor e n quem o faz por $

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog.
    Se quisermos que nossa passagem na terra valha a pena, temos que pensar sempre nos menos favorecidos e tirar o gesso da mente das pessoas...

    ResponderExcluir
  8. Parei de ler a Lina assim que li "antepaÇados".

    E a MAIORIA dos veterinários que conheço infelizmente não são capazes nem de reconhecer se um filhote de gato de 2 meses é macho ou fêmea, que dirá ter conhecimentos mais aprofundados.

    Como pode um profissional estudar para tratar de animais e ser preconceituoso?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post.Muito bom!

    Infelizmente, muitas pessoas ainda tem preconceitos contra os gatos e existem até blogs dizendo que gatos são do mal e que vão dominar o mundo em 2012 e os que tem um "m" na testa são malignos, etc... Tudo bobagem. Gatos são animais adoráveis e eu simplesmente os amo.

    Tenho pena de veterinários que se acham donos da verdade e que não sabem criticar construtivamente. Achei a postagem excelente. Não vi nada de achismo. As fontes estão todas no final do texto e está muito bem feito.

    Todo mundo sabe que uma alergia se desenvolve pela não produção de anticorpos pelo organismo. Se a criança tem contato com animais desde cedo, seu organismo produzirá os anticorpos necessários protegendo-a. Se a criança não tem contato com animais, quando vier a ter, pode desenvolver uma alergia. Pois nosso corpo reage ao desconhecido.

    Estudem mais antes de criticar!!!


    Parabéns pelo trabalho da equipe!

    ResponderExcluir
  10. Fabio, sou alérgica então posso comentar sobre o assunto sem ser pro-gatos (kk)
    Sempre adorei animais, especialmente cachorros. Tanto que apesar de ser super alergica ganhei um Fox Paulistinha que estava duentinho e achei o maximo. Desenvolvi uma certa "tolerancia" ao cachorrinho que hj tem 11anos de idade. Depois comprei uum maltes (hj arrependo de ter comprado, nao pelo bichinho que amo de paixao, mas por ter tantos na rua precisando de um lar)
    Este tem 7aninhos, tambem nao me causa alergia.
    Depois em julho de 2010 minha mae me trouxe uma da rua, a Maya é um amor de cadela. Ela ainda me causa algumas reaçoes mas so quando é epoca de crise mesmo.
    E alguns meses atras achei a Juju na rua (ja adulta com uns 2anos ou mais) e apaixonei a trouxe pra casa, ela me causa a mesma coisa que a Maya, mas tbm só em momentos que ja to em crise de alergia.

    E tem o Joe que é um gato que achei na porta de casa a uns 4anos, que nao me causa tanta alergia como os outros, ainda mais quando nao esta na epoca que cai muito pelo.

    Então eu acho que assim como alguem que toma banho gelado, entra em uma piscina gelada mais tranquilamente, ocorre com as pessoas que são exposto a certos fatores, tipo animais.

    ps.: minha alergia é genetica sim (: mas eu nao vou deixar tal coisa mudar algo que tenho em mim que é de mim. Meu amor por bichos veio de mim, nao dos meus pais, acho isso especial, assim como acho especial os bichinhos que tenho comigo e que são a alegria daqui de casa.

    By: Karine

    ResponderExcluir
  11. Ah tambem tenho um primo alergico que é louco por cães mas como na casa dele é todo mundo alergico foi super dificil para ele conseguir poder te-los.
    Ele tem um casal de cocker americano, e com o passar do tempo meus tios foram aliviando a alergia que tinha deles.
    Meus primos nao tem alergia nenhuma do Puma e da Luma, e meus tios hj aparentemente nao tem tambem

    ResponderExcluir
  12. Meu namorado era super alérgico a gatos, pelos, mofo, poeira e tudo mais. Vivia numa bolha. Depois que me conheceu, se expôs aos fatores e temos dois gatos lindos que ele cheira, amassa, abraça, beija e não tem NADA de reação.
    Eu acredito muito que alergia é uma questão de criar anticorpos contra. Quanto mais você se afasta do fator alérgico, mais vc terá crises quando for exposto a eles. Se for exposto a eles aos poucos, seu organismo vai criando certa resistência.

    ResponderExcluir
  13. Legal o seu relato, Cristine. Um dos maiores desgostos que já tive foi ter entregue duas gatinhas que eu e minha esposa recolhemos da rua, tão bebês que nem dentes tinham. Cuidados, tratamos e entregamos para adoção para uma adotante aparentemente perfeita. Morava só, apartamento telado e com condições financeiras para isso. Depois ela alegou alergia (algo que já deveria ter dito) e acabou entregando as gatas para outra pessoa. Hoje, essa mesma pessoa, cria um cão. Ou seja, a alérgia foi só uma desculpa.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS