sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

10 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OBESIDADE EM GATOS


Existem vários fatores que podem fazer um gato tornar-se obeso. Às vezes, os fatores se sobrepõem e interagem uns com os outros de maneiras complexas. É raro que um fator por si só provoca o problema. Questões relacionadas à alimentação, exercício físico, o corpo do gato e do ambiente social podem causar ou agravar o ganho de peso em um gato.

1. Tipo de comida

O alimento que é de baixa qualidade, portanto, requer mais calorias para oferecer nutrição necessária. Este é um dos maiores problemas com a comida de gato seco. Outros alimentos que contribuem para o ganho de peso são aqueles que contêm muitos carboidratos e ingredientes como milho, soja e xarope de milho rico em frutose.

2. Excesso de comida

Às vezes o ganho de peso do gato é puramente uma questão de muitas calorias. Alimentando-o em excesso de qualquer alimento, fará com que ele ganhe peso.

3. Método de Alimentação

Deixando uma tigela de comida a vontade o tempo todo irá contribuir para a obesidade do gato. É melhor para alimentar um gato com uma quantidade medida de alimento duas vezes por dia.

4. Falta de exercício

Um gato tem que queimar a quantidade de calorias que consome, ou vai tornar-se obeso. Se um sedentário come tantas calorias como um gato ativo, ele vai ganhar peso.

5. Idade

Os gatos tendem a ganhar peso na faixa etária entre 6 e 10 anos. O metabolismo de um gato diminui à medida que a idade avança, de modo que a ingestão de alimentos deve ser ajustada para evitar o sobrepeso.


6. Estilo de Vida

O estilo de vida do gato e do dono pode afetar a obesidade. O tutorque pode gastar pelo menos 10 minutos por dia brincando com seu gato provavelmente vai ter um gato mais apto. Um gato que pode sair e explorar também vai ficar mais em forma, mas isso não significa oferecer acesso a rua. Gatos devem permanecer dentro de casa.

7. Esterilização

O ato de castrar ou esterilizar o seu gato não é uma causa para a obesidade em si. O problema surge porque um gato castrado tem menos vontade de caminhar e de explorar e, assim, deixa de queimar calorias. Se seu gato é castrado, Faça um esforço a mais para incentivá-lo a se exercitar.

8. Deficiência

Um gato ferido ou incapacitado terá mais dificuldade em se movimentar para queimar calorias.

9. Doença

Os gatos com hipotireoidismo e diabetes têm um risco maior de obesidade devido ao processo da doença. É possível manter esses gatos saudáveis, com um pouco de esforço extra.

10. Genética

Certas raças são mais ativas, enquanto outras são mais calmas e sedentárias e portanto com maior tendência a obesidade.

Referências:

http://www.vetinfo.com
http://judyshealthcafe.com
http://revistaonlinegatosecia.blogspot.com
http://www.clubedogato.hpg.ig.com.br

Leia também:
  

2 comentários:

  1. Adorei a reportagem, afinal de contas tenho uma gata que minha filha resgatou da rua, desnutrida e sarnenta há cinco anos atrás. Hoje depois de castrada e morando em apartamento sofre do mal da obesidade, está com 6,5 kg e consequentemente de dieta, o que a deixa bastante mal-humorada. Ração light fracionada e muita brincadeira.

    ResponderExcluir
  2. gostei do post :) muitas pessoas usam a obesidade como desculpa para não castrar e usam a castração para reclamar dos quilos a mais do animal que eles mesmo não souberam administrar.

    o Arthur, qd morava nas ruas, era bem atletico, eu o alimentava com Royal Canin e ele tinha o corpo e musculatura bem definidos pelo espaço do jardim. claro que vida outdoor não é algo que ninguem mereça e finalmente ele veio morar comigo e no primeiro ano ele ficou com perigosamente quase 8kgs por causa da ração, dos "mimos" dos meus pais. ele passou um ano comendo ração para gatos castrados sem nenhuma mudança significativa, até que consegui com o distrbuidor a reduced calorie da proplan, proteina de frango e desde então ele está com saudaveis 4.8kgs :)

    escrevi um post em meu blog como é importante assumirmos nossa parcela para o bem estar do animal que escolhemos ter e que atividades fisicas e brincadeiras tb são essenciais :)

    o Arthur é um exemplo de gatinho resgatado, com criação estritamente indoor, seguro, amado, ração de qualidade, castrado e, como protetora, não podia faltar com ele deixando-o a merce dos inumeros riscos da obesidade :)

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS