sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

6 DICAS PARA ECONOMIZAR NA CONTA VETERINÁRIA DE UM GATO


Animais de estimação não só exigem o nosso tempo e atenção, eles precisam do nosso dinheiro, também. Alimentação, vacinas, cuidados médicos e veterinários se somam. Aqui estão algumas dicas para poupar dinheiro e manter seu gatinho com boa saúde, o que é mais importante.

01. Cuide bem do seu gato

Com um gato saudável, você vai pagar menos nas contas veterinárias.

Entre esses cuidados preventivos, pode-se citar:

- Alimentação com uma dieta saudável, com uma boa ração.
- Água limpa e em abundãncia.
- Mantenha os gatos dentro de casa, não deixe que ele tenha acesso a rua. A rua é o caminho mais rápido para doenças, acidentes, brigas e maus tratos.
- Uma boa higiene
- Vermifugação
- Manter produtos químicos e plantas venenosas longe do alcance dele.
- Escovação de dentes, prevenindo o tártaro. A escovação só deve ser feita com produto adequado para o animal.
- Ida ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para um check-up. Check-ups anuais podem ajudar a travar os problemas de saúde antes que fiquem mais graves.

Se o gato já tiver uma idade mais avançada, o check-up deverá ocorrer com mais frequência.

02. Brinque com seu gato

Gatos precisam de muito exercício. Exercícios fazem bem ao sistema imunológico deles e ajudam a combater doenças. Além disso, mantém os bichanos em forma, tornando-os menos propensos a sofrer de problemas de saúde associados à obesidade. Exercícios podem ajudar a prevenir problemas articulares como artrite, porque promove o movimento articular e a lubrificação. Brincadeiras também mantém a mente do seu gato afiada e ajuda a mantê-lo feliz.

A melhor maneira de exercitar o seu gato é brincar com ele regularmente.

03. Mantenha a vacinação em dia

Os gatos são vulneráveis a uma série de doenças, algumas muito graves, que podem levá-lo a morte. Estas doenças são inteiramente preveníveis através da vacinação. Se você manter as vacinas do seu gato em dia, você estará eliminando a possibilidade de ter que gastar dinheiro para o tratamento de doenças contagiosas.

É mais barato prevenir do que remediar.

04. Castração

Criando um gato castrado, você elimina a possibilidade de ninhadas não planejadas e contribui também para a redução da superpopulação. Filhotes requerem gastos, pois precisam ser tratados. Dessa forma, também se elimina a chance de complicações de saúde da gata durante a gravidez, e a protege ainda contra doenças reprodutivas.

05. Diga não a auto medicação

Jamais auto medique o seu gato. Só um profissional com qualificação deve fazer isso, no caso um médico veterinário. Acreditar que um “remedinho” fará bem ao seu bicho, dispensando a consulta, evitando gastos e a visita a uma clínica, pode custar mais caro, principalmente para o animal, pois pode ter uma consequência fatal para ele.

06. Tire dúvidas

Animais envelhecem mais rapidamente do que os seres humanos e muitas vezes não mostram sinais exteriores de doença. Use a sua visita anual ao veterinário para fazer perguntas sobre os mais recentes tratamentos, nutrição e saúde bucal, para ficar por dentro de tudo. Muitas doenças são tratáveis, e se detectadas precocemente, podem livrar você e seu gatinho do sofrimento de estar sempre indo ao médico.

Para finalizar, é importante lembrar que as contas de um gato, ou de qualquer animal de estimação no veterinário aumentam ao longo dos anos, especialmente porque alguns gatos podem viver - pasme! - até  vinte anos.

O dinheiro gasto em cuidados preventivos se traduz em poupança de longo prazo e prolonga a vida do seu animalzinho.

A chave para gastar menos é manter seus animais de estimação saudáveis.

Mais sugestões são bem-vindas, opine!

Leia +

A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO SAUDÁVEL
CUIDADOS COM A SAÚDE DE SEU GATO
10 RAZÕES PARA NÃO DEIXAR SEU GATO SAIR PARA RUA
10 MEDICAMENTOS HUMANOS QUE SÃO TÓXICOS PARA PETS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS