Um gato que vive dentro de casa tem várias vantagens sobre os gatos que passam muito tempo ao ar livre, vagando pelas ruas; gatos caseiros não estão expostos a infecções, parasitas, acidentes de trânsito, envenenamentos e intoxicações com alimentos. Os gatos que permanecem internos vivem uma vida mais longa, devido à menor incidência de doenças e acidentes. Apresento aqui 10 bons motivos para você manter seu gato dentro de casa.
01. PARASITAS
Os gatos podem contrair vermes intestinais (alguns transmissíveis para humanos), assim como parasitas externos, como pulgas, de outros animais ou no ambiente.
As pulgas, por exemplo, causam coceira, alergia, feridas e até queda de pêlos.
02. INFECÇÕES E DOENÇAS
Na rua, o gato está mais sujeito a infecções e algumas doenças muito perigosas, tais como a raiva, o vírus da leucemia e Aids Felina, que são altamente contagiosas. Se o seu gato gasta tempo ao ar livre, ele pode contrair estas doenças de felinos infectados ou outros animais.
Os gatos gostam de perseguir ratos e pássaros, que são portadores de infecções diversas.
A Leucemia felina e vírus de imunodeficiência felina (Aids Felina) são só duas das doenças que são passadas de gato a gato e, uma vez contraídas, são fatais.
03. ACIDENTES
Os acidentes de trânsito são freqüentemente a causa da morte ou danos graves em muitos gatos. Um gato que vive dentro de casa não está exposto a esses acidentes, por isso fica mais seguro.
04. ENVENENAMENTOS
Gatos que vivem perambulando por aí podem facilmente entrar contato com plantas tóxicas e mastigá-las por curiosidade ou fome. A intoxicação pode ser fatal em gatos, especialmente se você não chegar ao veterinário a tempo. Outra causa, ainda mais comum, é o envenenamento intencional, por parte de pessoas intolerantes aos felinos, que misturam venenos a alimentos, na intenção de matar o animal mesmo.
Em sua casa, você pode e deve eliminar as plantas tóxicas, raticidas e outros perigos potenciais, assim seu gato não vai estar em risco.
05. BRIGAS
Um gato que passa o tempo ao ar livre pode entrar em brigas com outros gatos e cães, por exemplo. Estas lutas podem resultar em lesões graves, mutilações e até mesmo a raiva, contraída de gatos vadios. Um das formas de um gato contrair a Felv (a leucemia felina) é através de briga. A Felve é fatal.
06. RISCO À SAÚDE DOS TUTORES
Se o seu gato não circular por aí, ele não vai trazer todo tipo de sujeira, animais mortos e bactérias para sua casa. As bactérias trazidas pelo gato podem afetar o tutor ou sua família, especialmente se o gato gosta de passar tempo em sofás ou na cama.
07. ALERGIA
Os gatos caseiros que são sensíveis, estarão menos expostos a alérgenos inalantes, como o pólen, por exemplo. Assim, têm um menor risco de desenvolvimento de sintomas alérgicos.
08. DETECÇÃO PRECOCE DO SINTOMA DE DOENÇAS
Se o seu gato está sempre em casa, você vai notar qualquer anormalidade com sua pele, pêlo, urina ou fezes logo que estes ocorram. Você pode detectar quaisquer sintomas de possíveis doenças e obter ajuda veterinária, em tempo hábil, a fim de evitar qualquer complicação.
09. MAUS TRATOS
Sabemos que o gato é um animal visto com muito preconceito, só que além disso, algumas pessoas de má indole costumam maltratar animais que vivem nas ruas, e os gatos provavelmente são os mais hostilizados, sendo vítimas constantes de pedradas, chutes, pontapés e todo tipo de maldade que só o ser humano é capaz de fazer.
10. VIDA MAIS CURTA
Os gatos internos vivem mais do que os de rua, devido à ausência de riscos. Um gato que passa todo o tempo dentro de casa vive sua vida até 13 ou 16 anos, enquanto que os gatos vadios vivem no máximo cerca de 3 anos.
Leia +
Olá, pessoal. Boa noite!
ResponderExcluirFico muito feliz em descobrir pessoas como vocês: que se importam com vidinhas tão indefesas. Mas quero compartilhar algo muito triste que vivi hoje. Estava saindo de um consultório dentário próximo ao MidWay e uma criança chamou minha atenção para um gatinho que estava do lado de fora do consultório. Quando olhei, vi que o filhotinho estava muito, mas muito assustado e com o olho muito inchado. Ele tentou se esconder entre as plantas do consultório e miava muito. Fiquei arrasada porque eu não tinha crédito no meu celular para ligar para ninguém (mas quem?), meu celular não tinha câmera pra fotografar e postar no site, eu estava sem dinheiro (na bolsa e em casa) que pudesse ajudar aquele serzinho tão impotente. Eu realmente gostaria muito de encontrar aquele gatinho de novo e poder ajudá-lo juntamente com alguém que também tivesse essa disposição. Talvez ele não esteja mais no mesmo lugar, mas não acho que foi muito longe. Diante da tristeza de não poder fazer nada já em outras situações, deixo aqui meu email para interessados que queiram ajudar, para que este fim seja realmente feliz. Meu contato é camillapmca@gmail.com Agradeço muito a atenção. Que bom que vocês existem!
Olá Camilla! Se você puder resgatá-lo e tratá-lo em casa, nos comprometemos a procurar um lar para ese gatinho. Garanto que você não irá se arrepender, pois salvar a vida de um animal não tem preço.
ResponderExcluirEsqueci de dizer que estava indo para casa de ônibus.
ResponderExcluirque coincidencia! fiz um video sobre criação indoor mês passado tb trazendo 10 pontos importantes :)
ResponderExcluirse puder, dê uma olhada :)
http://www.youtube.com/watch?v=EKyenFq2bmU
VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS COM ESSA INICIATIVA DE AJUDAR AOS ANIMAIS. GOSTARIA DE APROVEITAR ESSA OPORTUNIDADE E CHAMAR ATENÇÃO DOS GATOS ABANDONADOS NO PROLONGAMENTO DA AV. PRUDENTE DE MORAIS.VAMOS AJUDA-LOS.
ResponderExcluirEP(SEMOB)
Minha gatinha foi envenenada essa semana. Queria muito tê-la criado dentro de casa mas, sinceramente, ela não parecia estar feliz presa. Quando a observava brincando em frente a casa, subindo nas árvores e correndo livre, sentia que ela estava feliz. Pena que a crueldade levou mais uma vida inocente e sagrada embora. Parabéns pelo blog e boa sorte sempre.
ResponderExcluirSabrina, que pena que seu bichinho foi embora!
ExcluirMas é fundamental a criação indoor de gatos pelos motivos já expostos acima. Quem cria gatos indoor (dentro de casa, sem acesso às ruas) deve providenciar um ambiente interativo para os bichanos, como arranhadores, brinquedos, catnip, brincadeiras e boa comida, além de motivos pra que seu gato prefira ficar em casa ao invés de ficar nas ruas. Castrar é essencial! Também é preciso telar janelas e toda e qualquer parte da cada ou do apê que forneça a saída para as ruas! Um gato feliz é um gato seguro, confortável e amado pela família e, sinceramente, olhe o que toda esta "alegria" do seu gato o levou?!
Boa sorte com seus futuros bichinhos!!! ^^
Sabrina, que pena que seu bichinho foi embora!
ExcluirMas é fundamental a criação indoor de gatos pelos motivos já expostos acima. Quem cria gatos indoor (dentro de casa, sem acesso às ruas) deve providenciar um ambiente interativo para os bichanos, como arranhadores, brinquedos, catnip, brincadeiras e boa comida, além de motivos pra que seu gato prefira ficar em casa ao invés de ficar nas ruas. Castrar é essencial! Também é preciso telar janelas e toda e qualquer parte da cada ou do apê que forneça a saída para as ruas! Um gato feliz é um gato seguro, confortável e amado pela família e, sinceramente, olhe o que toda esta "alegria" do seu gato o levou?!
Boa sorte com seus futuros bichinhos!!! ^^
Eu tinha um gato, mas ele não ficava em casa de jeito nem um, ficava miando sem parar... tem alguma dica pra esses tipo de gatos que não gostam de ficar em casa ?
ResponderExcluirQuem cria gatos deve castrá-los e colocar telas de proteção para impedir
ResponderExcluiro acesso deles à rua.
Olá, gostaria de saber como faço para manter meu gato dentro de casa?!
ResponderExcluirele fica perambulando nos telhados dos vizinhos e vem em casa so para comer e dormir... se puder me indicar um site especifico ou se souber a solução entre em contato> anjinharrs@hotmail.com