quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O PROBLEMA DOS COLECIONADORES DE ANIMAIS


Hoje, assim que abri o Twitter me deparei com a seguinte postagem:

"REPASSANDO...NOTICIA MUITO TRISTE PRA NÓS PROTETORAS E PROS ANJINHOS DE 4 PATAS!! A protetora Francisca faleceu e http://twitpic.com/3e0tnm"

Fiquei curioso e abri a página para ler, e dizia o seguinte:

"REPASSANDO...NOTICIA MUITO TRISTE PRA NÓS PROTETORAS E PROS ANJINHOS DE 4 PATAS!! A protetora Francisca faleceu esta semana em João Pessoa- PARAÍBA, como ela era sozinha deixou órfãos seus 50 CÃES. Temos apenas duas semanas para conseguir adoção para estes animais, se não forem adotados serão levados para o CCZ. Tem machos, fêmeas, filhotes, adultos, cadelas grávidas prestes a dar a luz, cães doentes, idosos, cegos e outros precisando de cirurgias. Pedimos ajuda com lar provisório, em sitio, granja, ou em casa acolhendo um animal e também divulgando para adoção. Precisamos de doações de: ração, material de limpeza, medicamentos, patrocinio para vacinas, esterilizações, consultas veterinárias. No dia 08.12.2010 a partir das 10h00 as meninas vão estar na casa de Francisca promovendo um mutirão de BANHO E DE ADOÇÃO. Quem puder ajudar em qq coisa...no mutirão do banho ou levando as doações, levando adotantes, ou indo adotar um cãozinho. A casa fica em Miramar na Praça das Muriçocas. Contatos com: MICHELLE (83) 8806.4708 ou ALESSANDRA (83)8872.7947."

Então, quero levantar o seguinte questionamento: uma única pessoa, que cuida de 50 cães, é realmente um protetor? A princípio, quando se tira um animal de uma situação de miséria, tenho certeza de que sim, aí está se realizando um ato de amor e compaixão, mas quando essa pessoa resolve acumular vários deles, perdendo o senso de proporção, será que isto é realmente proteger animais? Será que está oferecendo bem estar a eles? Uma pessoa que classifico de colecionadora é aquela que tem mais animais do que pode lidar, mas mesmo assim continua trazendo mais animais para dentro de sua casa.

Gatos, por exemplo, não gostam de viver em aglomerados com muitos outros gatos, e um colecionador não entende isso.

Muitas dessas pessoas parecem gostar de animais, pois eles muitas vezes afirmam que estão resgatando os animais da eutanásia, mas na verdade eles estão viciados em recolher os animais que não conseguem alimentar adequadamente, nem mantê-los saudáveis (mentalmente e fisicamente). Elas muitas vezes desconhecem o sofrimento que causam aos bichinhos, e negam a realidade, pois vão insistir que animais doentes são saudáveis.

Acompanhe nosso blog no Twitter

Colecionadores geralmente sabem como obter a simpatia do público, e frequentemente são explorados por pessoas mal intencionadas, que se aproveitam para abandonar animais na sua porta, agravando ainda mais a situação.

São algumas características dos colecionadores de animais (na minha opinião):

- Recusa em liberar os animais através da adoção.
- Um desejo igualmente forte de privacidade, pois eles não permitem outras pessoas em suas casas.
- Um forte de urina ou fezes de cheiro em sua casa.
- Um número muito grande de animais em torno da casa.
- A chegada regular de novos animais.
- Em alguns casos: grandes montes de lixo, jornais ou outros materiais.
- Animais doentes e saudáveis compartilham do mesmo espaço, agravando o problema.
- Ele (a) acredita que ninguém poderá cuidar dos animais assim como eles podem.
- Ele (a) não tem a compreensão da baixa qualidade de vida que está proporcionando a seus animais.


Aqui em Natal conheço alguns deles com perfil parecido com o de Francisca, e deus o livre, quando essas pessoas se forem, o que será desses animais? Alguns certamente já estarão velhinhos, e terão mais dificuldades para serem adotados. Isso é algo que tem que ser pensado, questionado.

Boas intenções e amor pelos animais podem ser a motivação inicial para aqueles que resgatam animais das ruas, mas quando a coisa se torna caótica, vira uma verdadeira bomba relógio.

Leia +

Um comentário:

  1. Eu sempre assisto o animal planet e já vi um documentário sobre essas pessoas. Nao sei o horário. Mostra bem essa situação. É muito triste e gera vários problemas.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS