sábado, 6 de novembro de 2010

PENSANDO EM ADOTAR UM GATO? AQUI VÃO ALGUMAS DICAS


Um gato é um animal de estimação adorável e encantador, oferece diversão sem limites e de entretenimento. Mas os gatos só podem ser amáveis e encantadores se você tratá-los da maneira que devem ser tratados: a forma como você gostaria de ser tratado.

Então, se você estiver pensando em adotar um gato, tenha em mente essas dicas sobre como mantê-lo saudável e feliz:

   01. Como os cães, os gatos precisam ser alimentados com uma boa ração, nutritiva, regularmente.  O ideal é que o gato tenha seu recipiente sempre com ração para comer quando quiser.

   02. Os gatos também precisam de água limpa e fresca. Gatos adultos não necessitam de leite, o que pode torná-los gordos e causar diarreia.

  03. Mantenha o gato dentro de sua casa com você. Nunca permita que ele tenha acesso as ruas, principalmente sozinho. Ruas são lugares hostis aos animais, e gatos podem se perder ou se machucar, além de correrem riscos de maus tratos e atropelamentos. Se morar em apartamento, providencie telas de proteção, evitando assim acidentes fatais.

   04. Para impedir que seu gato arranhe ou rasgue o seu mobiliário, apare suas garras regularmente e forneça-lhe um pequeno tapete para arranhar ou coçar.

   05. Ao contrário dos cães, os gatos não precisam fazer suas necessidades fisológicas fora de casa. Os gatos são quase sempre condicionados a usar a caixa de areia, mesmo em uma idade precoce.

   06. Diferentemente da maioria dos cães, gatos não precisam tomar banho com frequência. Um gato saudável mantém-se limpo e bem arrumado.

   07. Leve regularmente seu gato a um bom veterinário, dê anualmente todas as vacinas que ele precisa, vermifugue e faça exames quando necessário. Nunca medique o seu gato com medicamentos não sejam indicados por um veterinário.

   08. Tenha o seu gato castrado ou esterilizado por um veterinário quando ele atingir a maturidade (que geralmente ocorre entre 5 e 7 meses). Seu gato vai desfrutar de uma vida mais longa e saudável, terá menos atração pela rua, e você vai ser poupado dos aborrecimentos de uma gata no cio e ninhadas indesejadas.

  09. Dê muito carinho e amor ao seu bichano. Embora os gatos sejam mais independentes do que os cães, eles ficam mais felizes em sua companhia.

  10. Se você tem crianças, ensine a respeitá-los. Animais não são brinquedos.

  11. Os gatos são animais curiosos e que têm poucas defesas, então é bom sempre ter muito cuidado no uso e armazenamento de inseticidas. Mantenha seu bichano longe das plantas de casa que ele possa destruir. Certas plantas também são venenosas para eles.

Além disso, se você planeja adotar um gato, recomendamos que você considere a adoção de dois deles. Dois são companhia um para o outro - e dois vão trazer mais amor para sua vida!

Leia mais:

2 comentários:

  1. Muito obrigada pelas dicas Tenho duas gatinhas que são muito queridas e bem tratadas, a Nega e a Branca. Além delas crio uma cadela vira-latas chamada Gigele que deu cria há duas semanas de quatro lindos filhotes. Só tenho uma dificuldade, levá-las ao veterinário, quase sempre só o faço em caso de doenças. É tudo muito caro, infelizmente. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ivana Maria, por que você não castra a sua cadela?
    É bem mais barata a cirurgia de castração agora do que as despesas com os filhotes depois! Poupe um dinheirinho, não é tão difícil assim, vai. :)

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS