terça-feira, 9 de novembro de 2010

CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO


Animais de estimação são parte da vida de muitas crianças. O envolvimento dos pais, a discussão aberta e planejamento são necessários para ajudar a tornar a a criação de um pet viável, e uma experiência positiva para todos. Uma criança que aprende a cuidar de um animal, e a tratá-lo gentilmente e pacientemente, pode começar o treinamento inestimável para aprender a tratar as pessoas da mesma maneira.

Embora todos os tipos de animais de estimação possam trazer o prazer das crianças, é importante escolher um animal de estimação que é certo para sua família, sua casa e seu estilo de vida, e que seu filho possa ajudar a cuidar.

Cuidar de um animal de estimação pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais. No entanto, algumas orientações se aplicam:

    - Crianças muito jovens (com idade inferior a 5 anos) não têm maturidade para controlar seus impulsos agressivos e irritados, então elas devem ser monitoradas com os animais em todos os momentos.
    
- Crianças jovens (menores de 10 anos) são incapazes de cuidar de um animal grande, um gato ou um cachorro, por conta própria.
   
- Os pais devem supervisionar o cuidado do animal de estimação, mesmo que acreditem que seu filho tem idade suficiente para cuidar de um.
    
- Se as crianças se tornam negligentes no cuidado de um animal de estimação, os pais podem ter de assumir a responsabilidade por si próprios.
   
- As crianças devem ser lembradas, de forma educada, de que os animais, assim como as pessoas, precisam de comida, água e exercício.
    
- Lembre-se que convivendo em um lar, e ainda mais com crianças, todas as vacinas necessárias ao animalzinho devem ser dadas anualmente. Manter a higiene do animal e do ambiente é importantíssimo.
    
- Os pais servem de modelo. As crianças aprendem a posse responsável de animais pela observação do comportamento dos pais.

Porque é legal criar um animal de estimação:

Crianças criadas com animais apresentam muitos benefícios. Desenvolver sentimentos positivos sobre animais de estimação pode contribuir para a auto-estima e auto-confiança. Uma boa relação com um bichinho pode ajudar também no desenvolvimento de relações de confiança com os outros, colaborar no desenvolvimento de comunicação não-verbal, compaixão e empatia.

Um animal de estimação pode:

    - Oferecer lições sobre a vida, reprodução, nascimento, doenças, acidentes, morte e luto.
    - Ajudar a desenvolver um comportamento responsável nas crianças que cuidam deles.
    - Fornecer uma conexão com a natureza.
    - Ensinar o respeito pelos outros seres vivos.
    - Oferecer amor, lealdade e afeto

Reflita antes:

Animais não são brinquedos, nem devem ser encarados como utilitários. Apesar dos vários aspectos positivos que ele pode ter para uma criança, adquirir um animal de estimação com a intenção de presentear uma criança é um grande erro!!! Um animal de presente pode ser facilmente negligenciado em meio a toda a emoção das férias, por exemplo. Animais - especialmente cachorros e gatinhos - precisam de cuidados especiais e atenção quando se mudam para um novo ambiente e, infelizmente durante esse período (de férias), animais de estimação podem ser rapidamente esquecidos entre os novos brinquedos e jogos. É muito comum também a quebra do vínculo com o animal quando ele vai deixando de ser filhote e vai se tornando um animal adulto.

No impulso de se adquirir um pet, muitas vezes se ignora o compromisso a longo prazo envolvido no cuidado de um bichinho. O compromisso de cuidado deve se estender ao longo da vida do animal, ano a ano, e até décadas para alguns. É muito importante que todos da família estejam espontaneamente de acordo antes de levar um animal para dentro de casa.

É um erro bastante frequente de alguns pais utilizarem o animal como pretexto para repreender (no caso intimidar) a criança. Ameaças do tipo: "se você fizer isso, o cão vai lhe pegar!" são basttante comuns em pais que não possuem experiência anterior, ou vínculo afetivo com animais, transmitindo assim, receio  e medo para criança, que passará a temer o bichinho. Essa atitude é extremamente negativa.

Muitos pais gostam de pensar que seus filhos são bons com os animais, mas crianças muito novas não têm a percepção da dor ou medo de que eles podem causar ao morder, pisar, sentado, chute, apertar, bater, torcer ou puxar as partes do corpo do seu animal de estimação.  Sempre supervisione as crianças menores de 10 quando eles estão com os animais. Não há exceção a esta regra. Ela se aplica a todos os cães e gatos de qualquer idade, raça ou tamanho, não importa quão bem você acha que sabe o quão bem eles ou seus filhos interagir com eles.

Embora parte das crianças sejam delicadas e amorosas com animais, alguns podem ser excessivamente brutos, ou abusar da paciência deles. Se tal comportamento persistir, pode ser um sinal de sérios problemas emocionais. Qualquer criança que comete  abusos, torturas ou provoca a morte de animais deve ser encaminhada para um psiquiatra da infância e adolescente para uma avaliação.

Filhotes necessitam de tempo, quase tanto como uma criança, então questione se você está pronto para trazer um novo bichinho para casa, já que está muito ocupado. Se os pais não estão 100% empenhados em cuidar e educar um animal, não é uma boa idéia "inventar" de criá-lo, pois não é justo principalmente para o pet.

ALGUMAS DICAS:

1. Mantenha as unhas aparadas seu animal de estimação.

2. Ensine as crianças a não perturbar um animal de estimação quando ele estiver dormindo, comendo ou brincando com um brinquedo.

3. Verifique se o seu animal de estimação tem um lugar para o qual podem isolar-se dos filhos

4. Ensine as crianças a nunca para perseguir um animal de estimação, nunca as deixe encurralar um animal de estimação que este estiver tentando escapar.

5. Ensine às crianças que brincar de cabo-de-guerra com animais é perigoso

Referências:

http://aacap.org
http://www.thewagway.com/pets_and_children.htm
http://www.peteducation.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS