sexta-feira, 17 de junho de 2011

25 DICAS ÚTEIS SOBRE A POSSE RESPONSÁVEL DE CÃES


No twitter, poucos conseguem se expressar tão pontualmente sobre cães como o @queridocachorro, perfil criado por Luiz Augusto. Seus tweets sobre posse responsável, saúde e comportamento canino - entre outras observações - são interessantíssimas. Fiz aqui uma seleção de 25 tweets legais escritos por ele sobre a posse responsável de cachorros. Se você cogita criar um cão, não deixe de ler.

DICAS:

- O desejo de ter um cão é apenas o primeiro passo para ter um cão. Não pode ser o único.

- Quando você compra um animal num classificado, feira ou petshop, você financia a crueldade a que eles são submetidos nos criadores de fundo de quintal.

- Segundo especialistas, o filhote só deveria ser separado da mãe e irmãos após 90 dias, quando termina o período de socialização.

- Se você está em dúvida entre ter ou não ter um cão, então é melhor não ter: é que não pode ter dúvida

- No verão aumenta em 30% o número de animais abandonados pelas ruas. Geralmente são aqueles adquiridos por impulso ou recebidos de presente.


- Não hesite em ajudar um animal ferido ou doente. Ele sente dor e medo, assim como você.

- O filhote não sabe que cresceu e agora não cabe mais naquele vão. É preciso paciência e cuidado para retirá-lo das enrascadas

- Um filhote se assusta facilmente: com uma porta que se fecha, um espirro, um movimento brusco, algo que cai no chão. Cuidado, ele é um bebê.

- Há cães que sabem andar sem guia, mas um dia algo repentino chamará sua atenção, ele sairá em disparada e não atenderá a nenhum comando.

- Quem quer adotar um filhote mas só pode ser de raça, tá querendo fazer caridade para o próprio bolso.

- Não interrompa o sono de um filhote. Assim como um bebê humano, ele precisa dormir mais do que um adulto. E em paz.

- Não reclame do cheiro do cachorro. Fique sem banho, escova dental, não troque de roupa e você verá que cheiro de... gente.
 

- Quem viaja no feriado e deixa o cachorro sozinho, chorando dia e noite, é alguém que não deveria ter adquirido um animal.

- Cão que come ração seca precisa beber bastante água. Mantenha potes de água fresca em locais da casa onde ele frequenta.

- Supervisione sempre: o filhote come tudo que vê pela frente. Estimule os jogos e ofereça brinquedos de cães para ele ter o que morder.

- Quando o cão fizer algo errado, corrija na hora. Sem gritar, para não amedrontá-lo. E sem colocar "de castigo", porque ele não entende.

- Garrafas pet não são brinquedo de cachorro. Ele mastiga e as farpas podem perfur o intestino.

- Nunca deixe seu cão dentro do carro, nem que esteja na sombra. Cães não suam pela pele e podem morrer por intermação.

- Asfalto acumula calor, e cachorro não usa sapato. O piso pode atingir 50 graus de temperatura em dias que o termômetro marca 30.

- 25% das cadelas não castradas desenvolverão piometra até os 10 anos de idade. Piometria é grave e pode matar.

- Padrão da raça, tradição, estética, melhora do comportamento. Não há nada que justifique amputar o rabo ou diminuir a orelha de um cachorro.

- Reforço positivo, firmeza e calma levam o cão a confiar em você. Gritar ou se irritar só causam medo e insegurança e atrasam o aprendizado.

- Não ofereça o que você come. Pão, chocolate, pimenta, café, fritura, açúcar, cebola e outros alimentos da nossa dieta fazem mal aos cães.

- Cão com a cabeça pra fora do carro pode ter problemas nos olhos e ouvidos e o motorista está sujeito a multa.

- Você pode associar um gesto a um comando de voz. Depois de o cão aprender, você só precisará fazer o gesto para que ele o atenda.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS