domingo, 9 de maio de 2010

Animais abandonados pelos próprios donos acabam sacrificados pelo Centro de Zoonoses *


*Por Júlio César Rocha, do Diário de Natal

 Seja por falta de cuidado do seu dono ou por não ter a sorte de ser adotado por uma família, muitos cachorros e gatos vivem abandonados ao relento pelas ruas de Natal, podendo transmitir para os humanos doenças como a leishmaniose (calazar), a raiva ou a toxoplasmose. De acordo com a veterinária Alene Uchôa, "o contato com a saliva ou fezes de animais contaminados pode causar doenças na pele e nos olhos, ou ainda mais graves como a raiva, que pode levar a morte". Ainda segundo o diretor, a maioria dos animais é deixada pelo próprio dono, que não quer mais continuar cuidando do seu animal. "Como a cultura é de que não serve mais joga-se fora, muitos donos não querem ficar com os animais que estão doentes ou velhos e ligam para a gente ir buscar, por essa falta de cuidado dos donos, infelizmente ocorrem muitas eutanásias", explicou Diógenes Soares.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão responsável pelo recolhimento de animais em Natal realiza em média semanalmente a busca e captura de cerca de 90 cães e gatos em situação de abandono ou que são entregues pelos próprios donos e podem representar risco à saúde humana. "Nós recebemos o chamado e vamos até as residências ou às imediações fazer a busca do animal que está apresentando riscos para a população", explicou o diretor do CCZ, Diógenes Soares.

No primeiro trimestre deste ano, o CCZ realizou a busca de mais de 350 cães e gatos em Natal. Ao chegarem no Centro, os animais passam por uma triagem, sendo examinados e vacinados pelos veterinários. Os que apresentam doenças graves ou estão inaptos para a adoção são sacrificados através de injeções e outros procedimentos realizados pelos veterinários, duas vezes por semana. A direção do Centro não soube informar o número de animais que são sacrificados semanalmente, mas afirmou que a grande parcela dos animais recolhidos são sacrificados por apresentarem doenças sem cura. No caso do dono querer recuperar a guarda do seu animal doméstico que tenha sido recolhido pela carrocinha, é necessário que compareça a sede do Centro, na Avenida das Fronteiras, 1526, Zona Norte, no prazo de até 72h e assine o termo de compromisso de cuidar da saúde do cachorro ou gato.

Os animais saudáveis são disponibilizados para adoção no CCZ, de segunda à sábado. Até o último mês de março, 123 cachorros foram adotados. Mas por outro lado nenhum gato teve a mesma sorte. "Ainda existe muito preconceito da população, mas o gato é um animal dócil e uma boa companhia para as pessoas".

Quem desejar adotar um bichinho de estimação pode entrar em contato com o Centro de Zoonoses e visitar os animais disponíveis para adoção. O Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza os telefones 3232-8237/ 3232-6135.

Para ler a matéria no DN ONLINE, clique aqui

2 comentários:

  1. queria muito adotar um animal de estimação..pos vejo a importancia desses animais na sociedade..pessoal.esses animais nos sabemos da extrema importancia que cada um deles tem..animais que ajudam na reabilitação de crianças muito doentes.,animais que servem de guia para pessoas que não enxergam.animais que muitas das vezes que estamos triste eles nus ajuda a passar por essa triste.pessoal adotem um animal.por que eles também tem sentimentos..um grande abraço...

    ResponderExcluir
  2. vou com muita fé adotar um cachorro pois eu e vcs com certeza devemos ter a simples consciência de apesar de eles serem aleijados, cegos, serem desdentados tem sentimentos e não podem ser excluídos da sociedade pois aposto que ninguém queria ser excluído da sociedade então pensem um pouco e adotem um cachorro um grande abraço para aqueles que compreendem os sentimentos do outros!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS