terça-feira, 19 de abril de 2011

CÃES SÃO SACRIFICADOS SEM DIAGNÓSTICO

Publicado na Tribuna do Norte 19/04/11

Um vídeo que circula na Internet provocou revolta nas redes sociais. No fim de semana, a Prefeitura de Alto do Rodrigues sacrificou 26 cães e enterrou os animais em um lixão da cidade. De acordo com o prefeito local, Eider Medeiros, o Executivo recolheu 50 cães de rua e os veterinários diagnosticaram que 26 animais tinham calazar, precisando ser sacrificados e enterrados no domingo (17). Segundo o prefeito, não foram necessários exames para constatar o problema e a divulgação do vídeo teve motivação política.

No início da tarde de ontem, (18), um vídeo postado no YouTube mostrava o momento em que funcionários da Prefeitura do Alto do Rodrigues, utilizando uma carrocinha cedida pela Prefeitura de Assu, enterravam os cães em uma vala no lixão próximo à cidade.  O prefeito explicou que apenas animais de rua foram sacrificados e, mesmo antes do resultado de exame laboratorial, dois veterinários da Prefeitura do Alto do Rodrigues atestaram que os animais portavam a leishmaniose viceral, mais conhecido como calazar. A doença é comum em homens e cães, sendo mais aparentes os sintomas nos animais.“Durante toda a semana informamos na rádio e em carros de som que haveria o recolhimento de cães que estivessem nas ruas e os donos teriam 24 horas para ir buscar os animais”, disse.

Eider Medeiros informou que a atitude de sacrificar os animais antes do resultado do exame laboratorial foi necessária para evitar que outros cães pudessem ser contaminados.

Por outro lado, o veterinário Antônio Mota, doutorando na Universidade Federal do Ceará, garantiu que não é possível garantir que um cão tem calazar sem a realização de um exame. “Se alguém garantir que o animal tem calazar sem realizar o exame é irresponsável”, disse.

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS