segunda-feira, 18 de abril de 2011

NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA, A PREFEITURA DA CIDADE DO ALTO DO RODRIGUES (RN), RECOLHEU E MATOU EM MENOS DE 24 HORAS, 26 CÃES

Nem sempre o criminoso é aquele que está atrás das grades

Não existe vida maior ou menor, nem superior ou inferior, existe simplesmente, vida!

No último final de semana , a prefeitura recolheu e matou em menos de 24 horas, 26 cães.

Um dos proprietários, em pranto, que conseguiu resgatar o animal, informou ao vereador Zé Pedro, que os cães mortos seriam levados na carrocinha, diretamente para o lixão descontrolado, para serem enterrados. Um especialista no assunto, disse que se comprovado o calazar no animal, o cão deveria ser enterrado em local separado do lixão e não como foi feito, uma única vala para todos os animais.

Especialistas informaram que para acontecer esse tipo de matança indiscriminada, seria necessário antes de tudo, do exame fitosanitário, onde o resultado dura cerca de trinta dias. Até o final do exame, a prefeitura deixaria esses cães em local apropriado com toda a infraestrutura, até saber quais animais eram portadores do calazar, para então, serem sacrificados.

Um email recebido pela nossa produção informa que a matança de cães na gestão do prefeito Eider Medeiros é hereditário. O avô do atual prefeito, que foi prefeito nos anos 60, realizou uma grande matança de cães, envenenando-os, deixando os arredores do mercado público, verdadeira cena de terror. 

A carrocinha, após o enterro dos cães

A partir da nova legislação, o uso da eutanásia só será permitido em casos irreversíveis e quando não houver um tratamento que possa manter a vida do animal. Além disso, só poderá ocorrer após o diagnóstico atestado por dois médicos veterinários, um do Centro de Controle de Zoonoses e outro que represente as entidades protetoras dos animais, além da presença de um zootecnista.

Na internet, os twitteiros já repudiam o ato covarde e cruel contra a vida de cães de rua, que poderiam ter sido recolhidos, mas recebido um tratamento especial e não, matar em menos de 24 horas, um animal indefeso.

 Entre todos os crimes já praticados pelo prefeito em seu governo, essa matança de 26 cães de rua, pode ser o mais grave e a justiça deverá tomar providências, muito em breve.

Veja o vídeo com as cenas de horror (imagens fortes).

o transporte:
 http://www.youtube.com/watch?v=0FVaF1SQPv4


a chegada da carrocinha no lixão
http://www.youtube.com/watch?v=lFNRV6rkmCo


o sepultamento:
http://www.youtube.com/watch?v=WBC3zqc6g7A

A prefeitura de Alto do Rodrigues poderia ter contribuído para com os alunos da UFERSA e doado os animais mortos, para estudo. Segundo um aluno, a desossa vale uma boa pontuação.

A sociedade precisa de esclarecimentos. 

Fica uma pergunta: Não fizeram isso, em virtude dos alunos e professores identificaram que muitos cachorros morreram e não tinham calazar?

Foram feitos os exames necessários, chamado de fitosanitário, para identificar o calazar e sacrificar os animais?

Por que os animais foram sacrificados em menos de 24 horas e não teve a presença de zootecnista e um representante na proteção dos animais?

O texto acima foi publicado originalmente no http://altonoticias10.blogspot.com/

Agora leiam abaixo o comunicado ridículo da prefeitura antes da chacina dos cães:

15/04/2011 
Programa de Erradicação de Calazar que será nos dias 15, 16 e 17 


Lembre-se que hoje, amanhã e depois (sexta, sábado e domingo, dias 15,16 e 17), a Prefeitura de Alto do Rodrigues estará recolhendo os cães que estiverem soltos nas ruas da cidade. 

A medida faz parte do Programa de Erradicação de Calazar que será realizado pela prefeitura como prevenção de um possível surto da doença. 

Os cães encontrados soltos nas ruas serão levados a um local previamente determinado pela prefeitura e os donos terão 24 horas para pegá-los. 

Informações com a Secretária de Saúde e Endemias.


Conclui-se que o dito "programa de erradicação de Calazar" na realidade foi a exterminação dos cães de rua, e que os cães foram eutanasiados sem nenhum critério, somente no olhômetro, uma vez que o exame para leshmaniose não foi feito, ou o resultado dos exames desses 26 cães saiu em 24 horas? E eu pergunto: de que forma esses animais foram assassinados?

Hoje, a jornalista Thaysa Galvão publicou em seu blog: 

Imagens da matança de cães serão apresentadas amanhã à promotora da comarca 

Os vídeos com as imagens da matança de cachorros com "suspeita" de calazar, em Alto do Rodrigues, foram gravados pelo vereador Zé Pedro.


Adversário do prefeito, claro.


O vereador disse hoje que vai levar o assunto ao plenário da Câmara.
 

As imagens ele disse que vai apresentar, amanhã, à promotora Luciana Queiroz, do município de Pendências, responsável pela comarca que inclui Alto do Rodrigues.

Então se sabe que o vídeo foi realizado por um vereador que faz oposição ao prefeito Eider Medeiros. Filmou, mas não fez nada para impedir. 

Só para recordar, em julho do ano passado, a prefeitura de Lagoa de Velhos (RN) também dizimou dezenas de cães, gatos e aves. Até onde se sabe, ninguém foi punido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS