quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ELES TAMBÉM MERECEM UM LAR


MATÉRIA PUBLICADA NO DIÁRIO DE NATAL, EM 7 DE JUNHO DE 2009

Por Andrielle Mendes
Foto D Luca

"Oi, meu nome é Bruce. Sou um cão da raça Doberman e tenho três anos. Estava fraco, com problemas de pele e um tumor em uma das minhas patas. Fui resgatado, passei por uma cirurgia e estou recuperado. Preciso agora de um dono e de uma casa com bastante espaço".

"Oi, eu sou Romeu. Fui encontrado na rua revirando lixo. Estava cego. Fui resgatado e levado a uma clínica veterinária e estou em tratamento para recuperar a visão do olho esquerdo. Perdi a visão do olho direito. Tenho cinco anos e preciso ser adotado com urgência".

O histórico de maus tratos não é a única coisa em comum entre esses cães. Os dois estão em lares temporários da Ong Amimais, aguardando adoção. Apesar da falta de sede própria, a Ong conseguiu resgatar e encaminhar para adoção mais de 800 cães e gatos, em quatro anos de trabalho. O objetivo da Ong é conscientizar a população sobre a posse responsável dos animais.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal também desenvolve uma campanha de adoção de cães e gatos. Cerca de 500 animais são adotados por ano no centro. Mas o número de adoções é reduzido, se comparado à média de sacrifícios mensais, que chega a 300 cães por mês.

De acordo com o diretor do CCZ, Diógenes Soares, apenas os animais doentes são sacrificados. "Não podemos tratá-los. Apenas tentamos abreviar seu sofrimento". O período de adoção é de apenas três dias. "Tentamos adiar o prazo até o animal ser adotado".

O próprio Diógenes adotou animais abandonados no Centro. A gata Elizabeth III foi deixada lá, fraca e cheia de pulgas. "Hoje, ela está totalmente integrada a minha rotina", relata. "Quando adotei Juvenal ele cabia na palma da minha mão", acrescenta Diógenes Soares, referindo-se a Juvenal Antena, cão SRD (Sem Raça Definida, popularmente chamados de vira-lata). "Hoje, ele é meu cão de guarda", declara.

Segundo ele, o futuro dono precisa ter consciência de que o animal não vai ser um filhote durante a vida inteira. "Ele cresce, sofre acidentes, envelhece, adoece. As pessoasprecisam assumir essa responsabilidade". A veterinária e voluntária da Ong Amimais, Fabíola Medeiros, também adotou animais que se encontravam em situação de risco. "Adotei dois gatos e uma cadela. Também cuido de Dolly, uma cocker spaniel idosa e cega, encontrada na praça cívica há três meses". Para Fabíola, cada adoção é uma conquista. "Sinto-me realizada quando vejo um animal abandonado se recuperar e encontrar um dono. Fico feliz por fazer a minha parte", conclui. 

DECISÃO TEM QUE SER BEM PENSADA

Segundo Diógenes Soares, o primeiro passo para adotar um animal é fazer uma autoavaliação. "Tenho tempo? Tenho condição de mantê-lo? Tenho espaço?", exemplifica. "Adotar um cão ou gato possui inúmeros benefícios. Além de tornar sua vida mais dinâmica, promove a troca de carinho. Você sente que o animal fica feliz ao te ver. Essa reciprocidade é extremamente positiva, pois libera serotonina, a substância do bem estar", opina.

Para adotar um animal no Centro de Zoonoses é necessário ter mais de 18 anos, ir ao centro com um documento de identificação, preencher uma ficha e ser entrevistado pelo médico veterinário de plantão.

Para adotar um cão ou gato na Ong Amimais é necessário entrar no site da Ong e escolher o animal. A Amimais disponiliza em seu site uma lista de cães e gatos para adoção. Depois de escolher o animal, o interessado pode entrar em contato com o responsável. Além dos dados dos animais, a Amimais disponibiliza os telefones de contato e o nome do responsável pelo animal escolhido. "Os animais precisam ser criados com responsabilidade e consciência", enfatiza a veterinária Fabíola Medeiros.

Adoção em números

- 380 animais são recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses por mês

- 250 são deixados na portaria do centro todo mês

- 130 são recolhidos na casa dos proprietários mensalmente

- 300 são sacrificados no Centro de Zoonoses por mês

- 800 foram adotados com intermédio da Ong Amimais, em quatro anos de trabalho


Para visualizar diretamente no site do Diário de Natal:


Para adotar um cão no Centro de Zoonozes, ligue para (84) 3232-8237

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS