segunda-feira, 17 de outubro de 2011

13 DICAS PARA PROTEGER SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DO CALOR


Com o final do ano e o verão prestes a chegar, a temperatura esquenta na maior parte do país, e  isso significa alguns perigos para os animais.  Aqui estão algumas dicas para ajudar a garantir que o seu cão ou gato continue saudável e confortável durante esses meses mais quentes.

1. Fique atento para os sintomas de insolação. Raças com focinhos mais curtos (como Pugs, Shi Tzu, Pequinês, Bulldogs e Boxers), bem como muito cães jovens e seniores são especialmente vulneráveis. De acordo com os veterinários, a insolação é uma emergência médica e um risco de vida. Se você suspeita que seu animal de estimação está sofrendo de insolação, procure ajuda de seu veterinário imediatamente.

Os sintomas da insolação incluem:

Respiração ofegante
Letargia
Fraqueza
Babar excessivamente
Febre alta
Gengivas secas e num tom vermelho escuro
Batimento cardíaco rápido
Indiferença aos comandos e arredores
Vômitos
Colapso
Ansiedade
Pele quente e seca

2. Ofereça água abundante a seu animal de estimação. Você vai precisar abastecer a vasilha de água dele com mais frequência do que o habitual nestes dias muito quentes.

3. Existem algumas maneiras legais para o seu cão se refrescar. Adicione alguns cubos de gelo na água da vasilha, ou ofereça água de côco gelada, ele vai adorar.

4. Nunca deixe seu animal de estimação sozinho dentro de um carro. Mesmo com as janelas mais baixas, o interior de um veículo pode aquecer excessivamente em questão de minutos e matá-lo por insolação.


5. Não deixe seu cão fora de casa exposto ao calor extremo e a umidade, assim ele está correndo risco de insolação.

6. Limite o passeio com seu cão as primeiras horas da manhã ou da noite, evitando os horários de maior pico do sol, pois além do calor excessivo, as almofadas das patas - que são sensíveis - podem facilmente queimar-se em superfícies quentes, incluindo calçadas, asfalto e areia.

7. Se o seu animal de estimação tem pêlo longo, escove-o regularmente. Um cão ou gato que tem pêlos desembaraçados corre menos risco de ter problemas de pele no verão. 

Uma tosa pode ser uma boa opção também, mas não pode ser tão curta, pois o bichinho precisa proteger a pele do sol.

8. Animais muito velhos ou muito jovens, e animais doentes ou debilitados, especialmente animais com doença cardíaca ou respiratória, correm um risco ainda maior de insolação e necessitam de atenção especial extra durante os meses quentes. 

9. Se o seu animal de estimação está dentro de casa em um dia muito quente, coloque um ventilador para ele resfrescar, ou mesmo um ar condicionado se for o caso.

10.  Ofereça muita água e sombra para seus animais de estimação enquanto eles estão ao ar livre para que possam ficar mais confortáveis. Certifique-se de que eles têm um lugar com sombra para sair do sol.

11. Não leve seus animais de estimação para eventos com muitas pessoas, como shows e feiras. Ruídos altos e multidões, combinados com o calor, podem ser estressantes e perigosos para animais de estimação. Para o bem-estar deles , deixe-os em casa.

12. Outra ameaça nesse período são as pulgas e carrapatos, pois o calor propicia a proliferação dessas pragas. Clique aqui e saiba como prevenir e controlar.

13. Animais de estimação precisam de protetor solar também. Apesar do pêlo que ajuda a protegê-lo, o animal pode ficar queimado de sol, especialmente se tiver pele e focinho claros. Queimaduras solares em animais podem causar problemas semelhantes aos das pessoas, incluindo dor, peeling, e câncer de pele. Portanto, mantenha seu animal de estimação fora do sol forte, e quando você passear com ele, esfregue um pouco de protetor solar em áreas não protegidas, como as pontas das orelhas, a pele ao redor dos lábios, e a ponta do focinho. Lembrando que existem protetores solares específicos para os animais de estimação.


Este texto destina-se apenas para fins educacionais e nunca deve ser usado para substituir os cuidados de um médico veterinário licenciado. 

Fontes de pesquisa:

www.healthypet.com
www.petfinder.com
www.avma.org
www.aspca.org

2 comentários:

  1. Acho muito legal a importância que você dá em pesquisar informações para ajudar à nós "pais de estimação" desses pequenos. Gostaria que vc colocasse algo sobre uma doença sutil que acomete a maioria das cadelas (que tenham ou não tido ninhada) após os 5 anos - a Piometra e suas consequências como infecções nos rins e possível quadro de insuficiência renal. A minha cadela está passando pelo mesmo problema, foi retirado o útero e estou dando medicação e ração específicas para a redução das taxas de creatinina e de uréia no sangue. Essa semana passada foi terrível, quase que ela não se recupera. Só descobri porque ficou se tremendo e não queria comer nada. Já está em casa sob meus cuidados.
    Não vou poder ajudar por alguns meses por conta do custo do tratamento, mas assim que possível volto a entrar em contato. Que Deus nos proteja todos os dias. Fernanda e Candy.

    ResponderExcluir
  2. Legal a dica. Com certeza vou pesquisar e escrever sobre a piometra, aliás, mais um motivo para castração, pois a cada cio, aumentam as chances de uma cadela desenvolver essa infecção. Fico feliz que sua cadelinha já esteja em casa, isso certamente é um sinal de que ela já está bem melhor, e assim ficará. ; ) Abraços, tudo de bom (Marcelo)

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS