domingo, 25 de setembro de 2011

QUANDO A SITUAÇÃO FOGE AO NOSSO ALCANCE.

Lulu

Há mais ou menos 7 anos estou envolvido de uma forma ou de outra com a causa animal, e tenho concluído que nessa luta ingrata, ocorrem algumas vitórias,  mas também muitas derrotas, eu diria que mais derrotas do que vitórias, e o que me faz insistir nisso eu não sei, mas se eu pudesse optar por me desligar de tudo isso para o meu bem estar, eu deixaria tudo de lado, mas é mais forte do que eu, por enquanto.

Ontem, mais uma vez, tive o desgosto de uma derrota.

Que acompanha este blog com mais frequência, provavelmente deve ter visto que recentemente anunciei um Pit Bull para adoção, Lulu.

Lulu é um cão de aproximadamente 10 meses que era criado por uma família de caseiros, que toma conta da casa vizinha do prédio onde moro. Como passeio diariamente com meus cães e gosto muito de animais, era impossível não percebê-lo, pois é um cão lindo, e mais do que lindo: é afetivo e carente de atenção.

Quando ele apareceu, não havia pouco tempo que o casal que o criava, havia descartado um outro cão, ainda jovem.

O tempo foi passando, Lulu foi crescendo e ficando cada vez mais de lado. O carinho que recebia era basicamente das algumas pessoas que passavam na rua e que paravam para dar atenção a ele, no portão. Percebendo o que estava para ocorrer, me antecipei e sondei sobre a situação dele: soube que o casal estava se separando, e o marido, a pedido da esposa, estava se "desfazendo" de Lulu.

Sabendo disso, os procurei e pedi permissão para encontrar um lar amoroso para ele. Falei com os dois responsáveis em separado para evitar mal entendidos, e tive a permissão deles para anunciá-lo. Essa semana fui lá, registrei imagens e postei no blog. Surgiram 5 pessoas interessadas, e fiz entrevistas de adoção com todas elas, gente bacana, mas tive que optar por um casal por achar que talvez se enquadrassem mais no perfil de Lulu.

Avisei com antecedência aos responsáveis por Lulu que possíveis adotantes iriam visitá-lo para conhecê-lo pessoalmente, e iniciar (quem sabe) o processo de adoção. Como o casal que pretendia adotar, cria um outro cão (um Rottweiler), fui aconselhado por algumas pessoas (entre elas um terapeuta canino), a tomar algumas precauções, e a primeira era fazer a apresentação dos animais em lugar neutro.

Como foram sem o cão, somente para conhecer Lulu, combinamos que eles voltariam para casa e trariam logo depois o Rottweiler para fazer esse teste (em lugar neutro). Aproveitei esse intervalo e saí para resolver umas coisas, e almoçar com minha esposa. Além dessa questão da apresentação, quando voltássemos, o "dono" de Lulu estaria presente diretamente, pois quem nos atendeu foi o seu cunhado.

Quando chegaram (antes de nós), para minha surpresa - e a deles - Lulu não estava mais lá: foi doado para outra pessoa, justamente nesse intervalo de tempo, sem dar a menor satisfação. Constrangimento total.

Tudo o que foi combinado, e o que fiz para dar um bom destino para esse anjo, foi por água abaixo. Segundo a mulher - do agora "antigo dono" - me confessou,  ele tem a mania de comprar cães e quando não dá mais para criar, passa pra frente. Quando ela me disse isso, contou também que dois desses cães morreram por negligência depois.

Pior que a vergonha, é a incerteza do destino de Lulu. Espero que tenha sorte, porque é um cão especial.
Infelizmente a posse irresponsável de animais ainda reina, e enquanto estes forem vistos como objetos de consumo, isso continuará ocorrendo frequentemente.

Eu certamente não faria essa postagem se não fosse para pedir desculpas a Yuri e Xao, que tenho certeza, seriam ótimos tutores para Lulu.

É isso. 

Leia também:

9 comentários:

  1. Um ser que comete um ato desses deveria ser desprezado por td que pudesse passar pela vida dele...o resto da vida! Imbecil...

    ResponderExcluir
  2. Nossa que absurdo como tem gente irresponsável neste mundo!!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa quanta ingratidão!

    Bem, por aqui hoje foi muito feliz... Uma amiga do Blog Letrica Combinadas ( que esta nos meus seguidores e lista de blogs) adotou um BB da Samantha, a cadela da rua que peguei para criar, ja consegui donos para varios filhotes... Visite nosso blog e veja a historia dela...

    Uma amiga que fez o transporte do filhote para a capital, também adotou outro filhote...

    Então dois BBs foram adotados aqui hoje...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente os animais ainda são tratados como "objetos". Este animal foi doado sem qualquer critério de seleção. O mais preocupante é o fato de ser uma raça que não pode cair em mãos erradas, pois como sabemos o Pit Bull é muitas vezes criado para tornar-se um animal feroz, tornando-se perigoso para sociedade, quando na verdade é apenas vítima da criação errada de donos irracionais.
    Só queria que as pessoas entendessem que NÃO TEM O DIREITO DE IMPEDIR A FELICIDADE DE NINGUÉM, SEJA PESSOA OU ANIMAL! Este bichinho tinha um lar certo, selecionado com muito cuidado. Pôxa, o que custava encaminhá-lo para o lugar certo? Sinceramente não consigo entender...

    ResponderExcluir
  5. O que aconteceu com este cachorro é mais um exemplo da falta respeito com a vida. Pegam um animal para criar e depois ignoram.

    Rezo para que ele fique bem.

    ResponderExcluir
  6. Tantos tutores precisando de pessoas para adotarem seus bichinhos, e um cara desperdiçar a oportunidade de entregar o Lulu para alguém responsável! Dá para entender o ser humano? Ainda prefiro os animais!

    ResponderExcluir
  7. Marcelo, não desista. Vc é também responsável por muitas histórias felizes. Eu conheço dois gatinhos que lhe serão gratos pra sempre por ter levado sua tutora até eles, (e dois humanos mto mto felizes com seus gatinhos que tb sentem a mesma gratidão).

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Bárbara! Infelizmente estou abrindo mão do caso de Lulu por achar que a coisa foge ao meu alcance. Em relação a esta causa, a causa animal, não desistirei. ; ) Abração.

    ResponderExcluir
  9. Eu estava falando da causa mesmo. Concordo que o quanto ao Luli vc já não pode mais intervir. Mas vamos torcer...de repente ele tem um futuro feliz, como ele merece.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS