sexta-feira, 8 de julho de 2011

10 DESSERVIÇOS QUE A REDE GLOBO JÁ PRESTOU AOS ANIMAIS (E A SOCIEDADE)


Semana passada a Rede Globo levou ao ar um Globo Repórter repleto de matérias legais sobre animais de estimação, seus protetores e suas histórias. Algo extremamente louvável. 

Infelizmente nos últimos tempos não tem sido assim, e num balanço geral a Globo não tem sido muito amigável com os animais. Fiz uma lista de 10 momentos em que ela deu bola fora.

01 Chacrinha, um antigo apresentador de auditório, já dizia: "Eu vim para confundir, e não para explicar." Foi o que fez a novela Insensato Coração, que confundiu o público desinformado sobre a toxoplasmose. Numa cena, a personagem de Camila Pitanga foi alertada a não colocar a mão em um gato, pois estava grávida e poderia pegar a doença. Na verdade, a doença só é transmitida pelo gato se a pessoa ingerir as fezes do bicho. A maior forma de contaminação da doença não se dá através dos gatos, e sim pela ingestão de alimentos ou água contaminados ou de carnes cruas ou mal cozidas. Uma simples cena dessa além de aumentar o estigma dos felinos, contribui - e muito - para o abandono deles.

02  O Globo Repórter de 04/02/11 engajou-se numa romântica e amoral apologia às touradas, exaltando sem pudor uma atividade que hoje deveria ser impossível não ser vista como algo bárbaro e cruel. Não faltaram substantivos a enaltecer o pseudoesporte em questão: “paixão”, “elegância”, “arte”, “beleza”, “coreografia perfeita”.

03  As novelas de Glória Perez são por si só um atentado a inteligência, mas talvez um dos piores desserviços que ela cometeu junto a TV Globo foi à escolha do tema 'rodeios' para um dos núcleos da novela "América". É sabido que os animais utilizados nas práticas de rodeios sofrem vários e vários maus-tratos. Entre essas atrocidades utilizam um objeto chamado “sedem” que machuca impiedosamente o animal. Tudo isso para deixá-lo agitado e agressivo.

Ao invés de mostrar a verdade sobre esse terrível universo, a novela glamourizou os rodeios.


05  O programa No Limite incitou seus participantes a cometerem crimes ambientais, envolvendo a crueldade com os animais, como por exemplo, partir peixes vivos ao meio com dentadas, comendo-os ainda vivos; retirar pintinhos que estão prestes a nascer de dentro de ovos, comendo-os em seguida; perseguir e matar galinhas. O que podemos aprender de positivo com isso?


07  Na novela Morde e Assopra há uma cadelinha pintada de cor de rosa. Uma verdadeira falta de respeito a dignidade do animal, que é apresentado de forma ridícula.


09  No portal G1 da globo.com, fatos que normalmente deveriam enobrecer os animais são apresentados na seção Planeta Bizarro como algo absurdo. Matérias como Cão arrisca a vida para ficar ao lado de amigo atropelado na China e Dono luta com jacaré para salvar cão de estimação nos EUA certamente foram escritas por alguém que não é muito chegado a cães.


Leia também:

2 comentários:

  1. Concordo em genero, numero e grau.

    Só adicionando, no programa " No Limite " , foram dezenas de atos ilegais, como derrubar ratos de uma grande altura, cobras etc etc

    ResponderExcluir
  2. Temos que gritar muito em nome dos animais! A Rede Globo pensa que pode tudo.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS