domingo, 8 de maio de 2011

5 SINAIS DE PROBLEMAS DE SAÚDE EM CÃES IDOSOS


Cães idosos têm mais necessidades e precisam de mais cuidados com a saúde do que os mais jovens. É importante abordar potenciais problemas de saúde nos cães mais velhos antes que eles ocorram. Aqui está uma lista de sinais que podem revelar que o seu cão pode não estar se sentindo bem, ou pode precisar de atenção médica adequada.

CONSUMO EXCESSIVO DE ÁGUA

Quando um cão começa a beber quantidades excessivas de água, geralmente é uma indicação de que algo está errado; consumo excessivo de água pode ser um indicador de diabetes mellitus, desequilíbrio hormonal adrenal (doença de Cushing), infecção do trato urinário, diabetes insipidus, infecção uterina / piometra ou efeitos colaterais medicinais.

Em média, o seu cão deve beber cerca de 1 xícara de água para cada quatro ou cinco quilos de peso corporal por dia, embora o seu cão possa, é claro, consumir mais água durante dias muito quentes. Preste atenção na quantidade que ele consome em um dia normal. Consumir uma quantidade de água excessiva pode ser um indicador de problema de saúde.

CAROÇOS

Ao acariciar o seu animal é possível perceber qualquer anormalidade sob a pele. Se você se sentir um nódulo ou cisto, é recomendável levá-lo ao vet.  Caroços em cães podem ser malignos, mas a única maneira de saber com certeza será a através da realização de uma biópsia ou uma aspiração de células com uma agulha, feita por um veterinário, claro.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Tosse, pieira ou dificuldade em respirar pode indicar que há um problema cardiovascular ou pulmonar com um cão geriátrico.

LETARGIA

Todos os cães sentem uma diminuição nos níveis de energia quando se tornam mais velhos, além disso, cães idosos dormem mais. No entanto, se seu cão dorme demais, além do normal para a idade dele e mostra sinais de dificuldade para acordar de uma sesta, ou tem uma mobilidade restrita, ele pode estar sofrendo de
uma forma aguda de artrite, que é comum entre os cães mais velhos. A artrite é dolorosa, porém, existem medicações e tratamentos alternativos disponíveis, que podem oferecer ajuda e alívio para o cão.

MUDANÇAS NA VISÃO

Enquanto seu cão envelhece é comum surgir uma doença nos olhos chamada de esclerose nuclear. Uma característica desta doença é que a lente ocular aparece enevoada, apesar de que os cães possam ainda enxergar normalmente. No entanto, se ele desenvolve uma opacidade no cristalino dos olhos, pode ser um indicador de catarata, que pode levar à cegueira. A catarata é mais comum em cães idosos de certas raças, assim como o glaucoma.

Qualquer mudança súbita na visão ou na aparência de um ou dos dois olhos é um sinal de emergência, e um veterinário deve ser contactado imediatamente.

Os 5 sinais acima servem apenas como uma orientação básica. Se você notar qualquer dos sintomas acima, leve seu cão ao veterinário para um diagnóstico preciso e tratamento em potencial. E lembre-se: à medida em que este envelhece, a saúde precisa ser monitorada mais atentamente e a ida ao veterinário deve ocorrer com mais frequência para check-ups.

Fontes de referência:

http://wwww.vetinfo.com/
http://www.dogtimes.com.br/
http://arcadenoe.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS