terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COMO FOI A 1ª MOSTRA DE ADOÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

Foto: Bárbara Porto

Considerando a necessidade de formar novas mentalidades, mudando paradigmas no sentido de respeito e preservação de tudo o que existe e vive, surgiu a 1ª Mostra de Adoção.

Pensada inicialmente para ser uma feira de adoção e educação num local aberto, com a presença de animais, mas somente com pré entrevistas e visando arrecadar recursos para uma castração e massa de felinos, acabou num formato bem diferente, devido a desistência de vários convidados, que optaram por não participar: ongs, grupos de proteção e veterinários.

O evento ocorreu nos dias 09, 10 e 11 no Natal Norte Shopping de Natal, zona norte da cidade. Uma região que concentra aproximadamente 304.000 mil habitantes, ou seja, 38% da população da cidade de Natal.


O fato é que a Mostra de Adoção se mostrou o formato perfeito de uma feira de adoção de animais. Entrevistas feitas sem a presença dos animais no local, somente com a exposição de fotos com a descrição deles, permitindo uma análise mais cuidadosa e evitando a adoção por impulso.

O evento contou com 5 expositores feitos sob encomenda, e com capacidade para 50 cartazes ao todo, onde foram anunciados cães e gatos para adoção, textos educativos sobre posse responsável, sobre os maus tratos, depoimentos de adoção, o que gerou uma interação ainda maior com o público.

Vídeos educativos foram rodados o tempo todo, mostrando a importãncia e responsabilidade que implica em criar um animal de estimação.

O 1º dia contou com uma palestra do médico veterinário Dr. Diógenes Soares e a apresentação em 1ª mão do excelente curta educativo "Animais Precisam de Carinho", de Ítalo Valério. Um privilégio!

Foto: Bárbara Porto

Morno no 1º dia, sexta, mas pegando fogo nos dias seguintes, com um fluxo enorme de pessoas e muita interação, a Mostra foi um sucesso! Levou a zona norte a mensagem do bem estar animal, e certamente abrirá uma porta para se levar as escolas públicas em breve, palestras sobre a posse responsável, aguardem.

Foto: Bárbara Porto
  
Observações:

- Infelizmente a ótima palestra do Dr. Diógenes, assim como a apresentação do curta "Bichinhos Precisam de Carinho" foram prejudicadas devido ao excesso de ruído vindo do som da praça da alimentação e de uma loja de games, que se localizava exatamente em frente ao estande da mostra.

- Apesar de divulgado na mídia, optamos por não receber doações.

- Também foi divulgado na mídia que o evento teria o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), e isso não ocorreu. A idéia é que durante o evento, um veterinário estivesse presente para retirar dúvidas da população.

- Recebemos do representante da Anclivepa local, uma lista com 6 clínicas contactadas e que garantiriam a castração de 12 animais em troca de divulgação (nossa contrapartida solicitada). Porém, em cima da hora, ele não retornou mais, nem nos contactou, e nenhuma castração será feita. É bom deixar claro também que não foi feita divulgação de nenhuma clínica.

É aquela coisa: De onde menos se espera é que não sai nada mesmo.

- Fiquei chocado com a quantidade de relatos de animais descartados no Centro de Controle de Zoonoses, de maus tratos e de envenenamento de animais (cães e gatos), o que me faz constatar que, infelizmente, as noções de bem estar animal na região ainda tem muito a evoluir, e que a impunidade e a desinformação é o combustível para tudo isso. É necessário, pelo menos para minimizar esse quadro a longo prazo, levar um forte e constante trabalho educativo para as escolas.

- É possível realizar ótimos trabalhos sem estar vinculado a ongs, é só querer.


Agradecimentos:

- A Cristiane, minha esposa, ao meu lado e ajudando o tempo todo, desde a 1ª reunião até o final da Mostra.

- A Adriana Keller, que acreditou até o afinal e viabilizou o evento. Obrigado, de coração!

- A Semurb, através de Eugênio Bezerra, que ofereceu toda a estrutura para a Mostra (expositores, computador, data show...).

- Ao Natal Norte Shopping.

- Quero agradecer IMENSAMENTE a colaboração de todos os voluntários que com desprendimento e muita boa vontade, ajudaram a tornar a mostra possível: Dr. Diógenes Soares, Ítalo Valério, Andreysa Freitas, Bárbara Porto, Bianca Seara, Rodrigo Silva, Lilah Mafra, Massud, Ana Isaura, Vanessa Cabral e Janaína Silmara.

- A Carla Belke pelas fotos. 

- A Bruno e a Rafaela (do grupo Nossos Bichos), que infelizmente não estão mais morando em Natal, mas que chegaram até a participar de uma reunião de planejamento numa visita recente. Compartilho esse crédito com vocês.

- A Robinho, Natasha e Ozzy (nossos cães) e a Juquinha, Magali e Joaquim (nossos gatos), que ficaram um pouco de lado em função de nossa correria (minha e de Cristiane).

13 comentários:

  1. Foi ótimo, adorei. Espero que tenha sensibilizado muitas pessoas. Pronta para o próximo hein?

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar de parabenizar a todos que participaram desta mostra. Infelizmente, por problemas de saúde não pude ajudar, mas fiquei impressionada ao ver pelas fotos a organização e o empenho de todos vocês. Que Deus abençõe a todos e que a colheita seja farta na adoção de animais e na conscientização das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o projeto, sou mega a favor de adoção. E estou no aguardo do contato sobre minha entrevista para a cadelinha Lili!!! Muito feliz se der certo!!

    ResponderExcluir
  4. Silvana, já repassei o seu contato para a responsável por Lili, acho que a qualquer momento ela entrará em contato contigo. Minha esposa falou maravilhas das sua entrevista. Estou na torcida para que dê tudo certo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,e precisando de qualquer coisa só avisar! Queria saber se posso visitar a Laika? :)

    ResponderExcluir
  6. Andreysa, eu só tenho é que lhe agradecer! Obrigado pela boa vontade. Claro que pode visitar Laika, seria um prazer!

    ResponderExcluir
  7. A próxima já tem até um local em vista .. o Centro de convivência da UFRN o que acham ?

    ResponderExcluir
  8. Foi ótimo, parabéns para todos que fizeram acontecer, estou preparado para o próximo, abraço galera!

    ResponderExcluir
  9. Parabenizo a todos pela iniciativa e coloco-me à disposição sempre que necessário. Não desistam diante dos obstáculos que aconteceram. Persistam nessa causa: ela é muito NOBRE. Vale lembrar o que disse Santo Agostinho - "Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer.
    Um grande abraço e meus mais sinceros votos de um Feliz Natal e Excelente 2012!
    Diógenes Soares

    ResponderExcluir
  10. Foi ótimo mesmo, uma pena eu ter ficado tão pouco, mas quero participar bem mais nas próximas vezes, pessoal super bacana e comprometido com os animais.

    ResponderExcluir
  11. Estive lá e amei os cartazes educativos. Qdo será a próxima?

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS