sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

GATOS PRECISAM TOMAR BANHO?


Gatos gostam de se manter meticulosamente limpos e não é necessário dar banho no seu gato ou gatinho. Banhos freqüentes demais tendem a destruir os óleos naturais da pele e, portanto, não são recomendados.

Quando sentir a necessidade de dar banho no seu gato, para controlar pulgas ou por outros motivos, ele pode ser ensinado a aceitar (e até mesmo curtir) a hora do banho. Gatos geralmente não gostam de água e, por isso, você vai precisar de bastante paciência e cuidado ao dar banho no seu. O tanque da área geralmente faz uma excelente banheira e colocar um tapete antiderrapante no fundo é uma boa idéia. Antes de você realmente dar banho no seu gatinho, deixe-o se acostumar a ser colocado em um tanque seco e use guloseimas para que ele associe o banho com algo gostoso.

O primeiro banho deve ser entendido como uma introdução, para que seu gatinho se acostume com essa nova experiência. Depois que ele se acostumar a ser colocado em uma banheira seca, gentilmente despeje alguns copos cheios de água em suas costas. A temperatura da água deve ser morna, nunca fria ou quente demais. Se seu gatinho claramente não gostar do procedimento, não force a situação, já que isso tornará futuros banhos um problema. Na hora do banho, é melhor deixar o ralo aberto e usar uma mangueira ou esguicho de mão como chuveiro. Uma alternativa é utilizar uma jarra ou pote, além de um segundo pote como fonte de água limpa.

Dependendo de como seu gatinho estiver reagindo ao banho, você pode molhá-lo aos poucos e com carinho. Use xampu especificamente fabricado para gatinhos e siga as instruções do fabricante ao pé da letra. Gatinhos não gostam de molhar a cabeça ou a face, portanto, use um pano macio umedecido (com sabão) para lavar essas áreas separadamente. Massageie o xampu no pêlo do seu gatinho e, com uma voz suave, elogie-o durante todo o banho.

É importante ficar calmo, mas também não prolongar o banho mais do que o necessário. Uma vez que seu gatinho estiver pronto para ser enxaguado, remova todos os resíduos do xampu, já que qualquer traço de sabão deixado na pele pode irritá-lo. Enxugue seu gatinho minuciosamente com uma toalha. Evite a tentação de usar um secador, já que o barulho do motor poderá estressá-lo, a não ser que você gradualmente o acostume com o barulho.

Fonte: www.whiskas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS