sábado, 22 de outubro de 2011

CELEBRANDO A VIDA

Foto: Ismael Sousa

Não sei nem como descrever a felicidade que senti ao saber que a baleia jubarte, que estava encalhada na praia de Upanema foi salva e conseguiu voltar ao mar. Sabemos que não foi uma missão fácil.

O que me deixou mais feliz foi saber que não faltou mobilização para isso, e o reconhecimento do valor da vida desse animal por parte de todos foi realmente comovente. Espero que isso seja um indício de que, mesmo aos poucos, uma mentalidade esteja mudando, e que a compaixão seja extendida a todos os animais, e não só aos cães e gatos.

Parabéns a todos os voluntários que tornaram esse feito possível! Foi lindo mesmo!

Registro aqui a matéria que saiu no portal G1, da globo.com:

"Depois de dois dias tentando, equipes de resgate conseguiram neste sábado (22) devolver ao mar uma baleia-jubarte que tinha encalhado na praia de Upanema, em Areia Branca (RN). O animal, com 10 metros de comprimento e sem forças para nadar sozinho, foi arrastado cerca de 50 metros pela correnteza para a parte mais rasa da praia na última quinta-feira.

Segundo Ana Emília Alencar, bióloga e técnica do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e técnicos, membros da Marinha e da Polícia Ambiental, aproveitaram a cheia da maré no início da tarde para desencalhar o animal.

“A gente cavou um canal profundo com uma retroescavadeira”, explica a bióloga. “Quando a maré encheu, a baleia foi removida com um rebocador, a mesma fita que vínhamos usando”.

Depois, botes acompanharam a baleia até uma parte mais funda da praia, onde as equipes sabiam que a profundidade era de pelo menos 5 metros. “A gente teve certeza de que ela seguiu no rumo certo do canal por volta de 14h45”, conta Alencar.

A bióloga diz ainda que os arranhões sofridos pela baleia não são graves e ela consegue nadar normalmente."

Um comentário:

  1. Pense numa felicidade quando soube do sucesso no desencalhamento dessa baleia! Acabei de chegar de Santa Catarina e lá, nas visitas pelas praias mais famosas, soube do passado triste sofrido por esses animais incríveis. Existe uma praia chamada Praia do Matadeiro, em que até início do século XX muitas baleias eram mortas em função de sua gordura "utilizada" das mais diversas formas. Para matar as mães, que tinham a maior quantidade de gordura, eles atacavam primeiro o filho, cruelmente morto para poder atraírem a mãe. História muuuuuuuuuuito triste (quase acabou com meu passeio), mas é muito bom saber que a consciência, pelo menos no Brasil hj é outra. E esse exemplo de Upanema só fortaleca a crença (leia-se esperança) de que estamos caminhando para uma maior conscientização quanto ao bem-estar animal.

    Até.
    Emanuela O. Justino

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS