quinta-feira, 7 de abril de 2011

REUNIÃO DISCUTE SOLUÇÕES PARA EVITAR O ABANDONO DE GATOS NA CIDADE DE NATAL


07/04/2011

Para discutir o problema da super população de gatos em de Natal e suas conseqüências para a saúde pública foi realizada nesta quinta-feira (07/04), uma reunião entre representantes da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), do Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ), das ONGs de proteção aos animais Pata Amada e Nossos Bichos e Guarda Ambiental. O objetivo do encontro foi discutir a elaboração de uma campanha educativa e de proteção aos animais, bem como a criação de uma feira de adoção.

Durante a reunião que aconteceu na sede da secretaria adjunta de Gestão Ambiental (Saga), o secretario Eugênio Bezerra destacou a importância desta discussão para trazer soluções em conjunto com a sociedade e solucionar o problema. E informou que as placas instaladas no entorno do Parque da Cidade para tentar impedir o abandono dos felinos no local serão recolhidas para mudanças no texto original.

“Vamos acrescentar ao texto a informação de que as pessoas não abandonem os animais nas proximidades do Parque. Acreditamos que no prazo máximo de três meses iremos recolocá-las já com as mudanças”, revela Bezerra. Além disso, foi discutida a criação de uma campanha educativa junto à população para evitar o abandono de animais e a realização de uma feira de adoção com palestras educativas, peças teatrais e outras atividades para informar a população.

Para o chefe do CCZ Natal, Diógenes Soares, ainda existe um preconceito muito grande em relação aos gatos, um dos focos do problema, já que muitos são abandonados. De acordo com a representante da ONG Pata Amada, Tatiana Medeiros, é necessário “criar mais espaços de debates, mais investimentos para que possamos realmente resolver a questão”, ressaltou.

Segundo Tatiana Medeiros, com a realização da feira de adoção será possível diminuir o número de animais nos abrigos das ONG’s e com isso começar o trabalho de recolhimento dos outros que estão na rua, já que os abrigos não tem vagas disponíveis no momento para a quantidade de animais abandonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS