quarta-feira, 20 de abril de 2011

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RN VAI INVESTIGAR SACRIFÍCIO DE CÃES EM ALTO DO RODRIGUES

Por Paulo Nascimento
Publicado no Diário de Natal, em 20/04/2011


A repercussão do caso do vídeo de 26 cães sacrificados e enterrados em uma vala no município de Alto do Rodrigues gerou indignação nos potiguares, através das redes sociais, e uma resposta rápida do poder público. Um inquérito para investigar a responsável pela ordem da "matança" - a própria prefeitura do município - será instaurado pelo Ministério Público Estadual, através da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

Dos 52 cachorros recolhidos, 26 foram eliminados a mando da prefeitura Foto:YouTube/Divulgação/D.A Press O próprio procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, será o responsável pela condução das investigações. Segundo a secretaria da PGJ, o inquérito civil público ainda não teve seu procedimento de instauração iniciado, pois o procurador geral encontrava-se em Brasília e só pode analisar o caso nesta terça-feira.

A matança de cães realizada no fim de semana passado em Alto do Rodrigues - localizada a 203 km de Natal - foi registrada através de vídeos, postados no site Youtube. A ação teria sido autorizada pela prefeitura local e estaria incluída em um plano de erradicação do calazar na cidade. Teriam sido capturados 50 cães de rua por toda Alto do Rodrigues, dos quais 26 foram sacrificados e enterrados em uma vala próximo a um lixão da cidade, após recomendações de veterinários ligados à Secretaria de Saúde local.

Procurado para dar explicações sobre o caso, o prefeito Eider Medeiros não atendeu à reportagem. Segundo a sua secretária, o chefe do executivo estava em uma reunião tratando sobre assuntos de organização de ações durante a Semana Santa na cidade. Uma nota oficial publicada no site da prefeitura informava que durante os dias 15, 16 e 17 deste mês os cães que estivessem pelas ruas seriam recolhidos, deixando um prazo de 24h para que seus donos os pegassem de volta.

Leia mais:

2 comentários:

  1. Eu soube do caso mas não tive o interesse nem a coragem para assistir ao vídeo. Lamento muito que coisas como esta aconteça. Tomara que o responsável por tal barbárie tenha realmente o castigo que merece.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de usar essa palavra, mas são uns DESGRAÇADOS!!!
    Estou me sentindo mal...
    Isso não é um país, isto não seres humanos, são monstros!!!! Tenho vergonha de ser brasileira.
    Enquanto alguns se esfolam com recursos próprios para tirar os bichinhos das ruas, o poder publico me faz uma miséria dessas com nossos amados animais. O país... Vergonhoso

    www.hospitalespirtualdomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS