sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MAUS TRATOS: CÃES QUE "VIVEM" AMARRADOS


Imagine-se estar acorrentado a uma árvore ano após ano. Você observa a porta de trás abrir, esperando que alguém vai sair para brincar com você, mas ninguém nunca faz. Às vezes você fica enroscado na corrente, treme no frio de inverno e passa muito calor no sol quente do verão. Carrapatos e pulgas mordendo sua pele é uma constante tortura.  Você late para a chamar  a atenção, você tem esperança...

Cães que vivem acorrentados existem: sem respeito, sem amor, sem exercícios, sem  interação social, e às vezes até mesmo sem alimentação básica. Vivem como prisioneiros, sem  tempo (em sua curta vida) para serem animais de estimação. Um cão acorrentado se sente rejeitado e não entende o porquê.

Existe um problema com o contínuo manter um cão amarrado? Sim, a prática é uma prática desumana, que põe em risco a segurança do cão confinado, de outros animais e de seres humanos.

Por que é amarrar os cães é desumano? Os cães são naturalmente seres sociais, que prosperam na interação com os seres humanos e outros animais. Um cão mantido acorrentado em um só lugar por horas, dias, meses ou mesmo anos, sofre danos psicológicos imensos. Um cão que vive de outra forma, é amigável e dócil, mas quando mantido sempre acorrentado, torna-se neurótico, infeliz, ansioso,  e na maioria das vezes, agressivo.

Manter cães amarrados representam um perigo para os seres humanos? Cães amarrados por longos períodos podem se tornar altamente agressivos. Os cães se sentem naturalmente protetores do seu território, e quando confrontados com uma ameaça, eles respondem de acordo com seu instinto de luta ou fuga. Um cão acorrentado, incapaz de se mexer direito, muitas vezes se sente obrigado a lutar, atacando qualquer animal ou pessoa estranha que involuntariamente vagueia no território dele.

Por que é perigoso para os cães? Além dos danos psicológicos causados pelo encadeamento contínuo, os cães forçados a viver presos tornam-se alvos fáceis para outros animais, humanos e insetos. Um animal preso pode sofrer assédio e provocações de humanos insensíveis, picadas de insetos, e, no pior dos casos, ataques de outros animais. Outro risco é que acorrentados, eles podem se enroscar com outros objetos ou com a corrente, que podem asfixiá-los ou estrangulá-los até a morte. 

Guard Dogs, Por Patrick Mc Donnell

Raramente um cão acorrentado ou amarrado recebe atenção suficiente.  Muitos deles recebem alimentação esporádica, têm a água derramada o tempo todo, cuidados veterinários inadequados, sofrem com as mudanças de temperatura, comem e defecam quase no mesmo lugar. Muitos desses cães não têm acesso a abrigos, e durante os períodos de calor extremo eles podem não receber água adequadamente ou proteção contra o sol. Além do mais, o seu comportamento muitas vezes neurótico e agressivo torna difícil a abordagem. Cães acorrentados raramente recebem o mínimo de carinho. 

Guard Dogs, Por Patrick Mc Donnell

Cães precisam de abrigo, de liberdade (dentro de casa), de caminhadas regulares, de atenção, de boa comida, água farta e cuidados veterinários, além, é claro, de muito  amor e carinho. Criar um animal amarrado, é privá-lo de viver.

Guard Dogs, Por Patrick Mc Donnell

Temos muitas formas de entretenimento: filmes, música, amigos. Seu cachorro tem você. Se você não pode dar a um cão uma vida boa, você deve ter um?

Seja humano, não deixe o seu cão acorrentado!!

O padrão de tratamento para os cães deve evoluir! Por favor, seja parte da evolução. Divulgue essa idéia, buscando sempre conscientizar as pessoas.

Um comentário:

  1. Eu fico chocada só em pensar que existe "monstros" que largam aquele que poderia ser o seu melhor amigo ou exemplo de fidelidade, amarrados, acorrentados, nas temperaturas mais variadas e não conseguem se sensibilizar com todo esse sofrimento, pagam por algo que naõ fizeram ou cometeram, pagam simplismente por viver e por terem caido em mãos monstruosas que se dizem: seres humanos!
    Sinto pena desses pobres seres insensiveis,, que perdem a grande oportunidade de darem e receberem em dobro, o AMOR!!!...
    Samira

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS