domingo, 26 de dezembro de 2010

ESTOU PREPARADO PARA CRIAR UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?


A decisão de criar um animal de estimação não deve ser tomada por impulso. O desejo de criar um pet é apenas o primeiro passo, mas não pode ser o único. Um animal vai afetar sua vida em uma infinidade de formas e se tornará um compromisso a longo prazo. Cães e gatos bem cuidados vivem cerca de 12 a 15 anos, então é prudente levantar alguns questionamentos antes de levar um para casa.

1) Se você está com uma forte dúvida entre criar um animal de estimação, ou não, então é melhor não criar. Só o faça se tiver convicção.

2) Ter alergia a cães ou gatos é uma das causas mais comuns no descarte de animais. Se você ou alguém da sua família (que mora contigo) possui alergia a pêlos, pense duas vezes.

3) Você realmente tem tempo e disposição para dar o suporte necessário a um animal de estimação? Um animal precisará ser alimentado regurlamente, ter água fresca, fará necessidades fisiológicas, necessitará de passeios, tomar banhos, ir ao veterinário, além de receber sempre atenção e carinho.

4) Verifique se há condições financeiras para manter um pet. Ele precisará de uma boa ração, vacinas anuais, ir ao veterinário, e de remédios, caso adoeça.

5) Consulte todos os membros da família antes de trazer um cão ou gato para casa. É importante que todos estejam de acordo e que haja um compromisso espontâneo de cuidar e oferecer carinho e amor ao animal.

6) Cães e gatos muitas vezes se dão bem, mas às vezes não. Caso crie um, e resolva trazer outro para casa, esteja preparado para ser paciente, pois em alguns casos, pode levar um tempo maior de adaptação.

7) Se o seu estilo de vida é muito corrido e você passa muito tempo fora de casa e tem pouco tempo (ou disponibilidade) para dar atenção a um pet, não é aconselhavel criar um. Cães e gatos são animais de companhia, e não podem, nem devem ser negligenciados.

8) Se você mora num imóvel alugado, verifique se é permitida a presença de cães e gatos. Caso more numa casa e deseja se mudar para um apartamento no futuro, a adoção de um cão de médio ou grande porte pode não ser uma boa, a não ser que você esteja realmente disposto a levar o animal contigo.

9) Considere se você tem paciência para criar um animal.

10) Se a motivação da adoção for um desejo de seu filho, mas ele ainda é muito novo, não adote. Animais não são brinquedos.

Leia +

POR QUE ADOTAR?
NÃO DÊ ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DE PRESENTE
10 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR FILHOTES EM PET SHOPS E CLASSIFICADOS

2 comentários:

  1. Parabéns pelo tamanho empenho. No ítem n. 5 tem uma letra faltando. Aja, se for do verbo haver, tem um "H" (haja) . Heheheh . Arruma lá, e mais uma vez, voce vai direto para o céu pelo grande amor aos bichinhos. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela observação, Rosmany. Acabei de corrigir : )

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS