sábado, 15 de maio de 2010

ALGUMAS CURIOSIDADES A RESPEITO DOS GATOS *


1 Balançar a cauda: Ao fazer isso, um gato não está demonstrando alegria. Muito pelo contrário. Significa que está incomodado com alguma coisa ou pronto para o ataque.
2 Massagear: O gato pressiona superfícies e movimenta as patas. Em geral, demonstra satisfação e contentamento. Filhotes fazem isso enquanto mamam.
3 Rolar: Indica tanto que o gato não tem a intenção de atacar quanto que está submisso, embora a submissão felina indique mais afeição que obediência.
4 Esfregar-se: Expressa afeição e demarcação de território. O contato quase direto com a pele faz com que o cheiro do bichano fique impregnado onde quer que ele se esfregue.
5 Movimentar orelhas: A posição dos órgãos indica a vontade de participar das situações. Altas e viradas na direção do que está acontecendo, indicam interesse. Baixas e viradas para o lado oposto do movimento ou som demonstram indiferença.
6 Miar: Há dezenas de miados. Variam de acordo com a situação e a intenção. Os mais longos e crescentes costumam indicar felicidade, os mais agudos e estridentes podem ser sinal de uma briga com outro gato.
7 Ronronar: Quando afagados, os gatos ronronam para demonstrar deleite e reciprocidade.
8 Morder: Serve para demonstrar afeto, agredir ou brincar. A que indica afeto costuma ser a mais delicada e ocorre enquanto o gato recebe carinho ou sente prazer com a companhia. 

Orelhas: As orelhas dos gatos são instrumentos de audição e de equilíbrio. Enquanto humanos possuem seis músculos auriculares, os gatos têm 30, o que permite que movam as orelhas de forma independente. Isso facilita a identificação das fontes sonoras.

Órgão de Jacobson: Como outros mamíferos e a maioria dos anfíbios, os gatos possuem órgão vomeronasal, ou de Jacobson. Ele auxilia na percepção de odores e feromônios. Como o órgão fica no céu da boca, o gato contrai nariz e lábios para aspirar com mais intensidade.

Olhos: Adeptos de hábitos noturnos, os felinos possuem visão privilegiada. Não enxergam em escuridão total, mas vêem perfeitamente em ambientes com até um sexto da luz necessária para a visão humana. Isso se deve a uma membrana localizada atrás da retina. Ela age como um espelho e aumenta a reflexão da luz dentro do olho, ampliando a capacidade de visão.

Cauda: Cerca de 10% dos ossos dos gatos estão nela. Observa-se em alguns felinos, como o guepardo, que a posição da cauda favorece movimentos durante as caçadas. Tanto para ganhar velocidade (quando alinhada ao corpo, diminuindo a resistência do ar), quanto no equilíbrio (esticada para o lado oposto ao de uma curva), a cauda favorece a manutenção do equilíbrio sem perda de velocidade.

Nariz: Enquanto humanos têm cerca de cinco milhões de células receptoras, os gatos contam com 19 milhões. Associado à visão e à audição, o olfato é uma importante arma para identificar presas e inimigos a distâncias consideráveis.

Boca: Carnívoros, os gatos possuem dentes desenvolvidos para matar e comer as presas. Os caninos são bem maiores que os demais, e os molares são pontiagudos, para destroçar a carne em pedaços fáceis de engolir. Na fase adulta, o gato possui 30 dentes permanentes. A língua é bem mais áspera e menos úmida que a de um cão. Essa característica ajuda a desprender com mais facilidade a carne dos ossos das presas.

Bigodes: Gatos possuem alguns pêlos diferenciados, mais longos e espessos, chamados de vibrissae ou pêlos táteis. Esses "bigodes" estão localizados na face, nas sobrancelhas e atrás das patas dianteiras. São compostos por material inerte e não contêm nervos, mas possuem células receptoras associadas a eles. São diferenciados dos outros pêlos do animal principalmente por possuírem cápsulas sangüíneas ligadas aos folículos, próximos à base de nascimento. Por serem extremamente sensíveis, esses pêlos auxiliam tanto na identificação de alguma presa quanto na percepção de espaço e direção.

Unhas: Para eles, a principal utilidade das unhas é a defesa. Além de utilizá-las para um ataque ou caçada, os felinos desenvolveram, ao longo da evolução, a capacidade de retraí-las. Essa característica evita que se desgastem com o caminhar e ajuda a mantê-las sempre afiadas.

* FONTE : REVISTA GALILEU

6 comentários:

  1. Muito bom, aprendi bastante.
    Afinal tem dois gatinhos em casa!!!


    Luciana.
    Jaú - SP

    ResponderExcluir
  2. Adorei, descobri muito sobre meu animal que amo.

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito chegada a gatos, mas meu namorado tem duas gatas e minha prima tambem tem duas gatas entao eu aprendi um pouco mais sobre gatos.
    Eu nao gosto de gatos mas nao maltrato, eu tenho 9 cães. Ontem a gata da minha prima deitou no meu colo quando estava sentada ficou ronronado nao liguei so achei estranho pq ela nao fazia isso antes acho qe ela fez isso pq ela ta prenha mas nao tenho certeza se foi por outro motivo.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo preferindo caes eu aprendi algumas coisa sobre gatos lendo esse artigo ;).Como meu namorado tem 2 gatas e minha prima tambem tem 2 gatas eu resolvi aprender mais sobre gatos.

    ResponderExcluir
  5. MUITO RELEVANTE ESTAS INFORMAÇÕES. PELA PRIMEIRA VEZ NA MINHA VIDA ESTOU CRIANDO UM GATO QUE VEIO ATÉ MIM EM UM MOMENTO DIFÍCIL DELE, ELE ESTAVA COM A PATA DIREITA TRASEIRA EM CARNE VIVA, BASTANTE MACHUCADA. ELE É MUITO FOFO E INTELIGENTE. SE CHAMA MAKTUB E TEM 4 MESES.
    GALERA, BEM VINDOS AO MUNDO DOS FELINOS.
    SUERDA.
    NATAL/RN.

    ResponderExcluir
  6. amo gatos desde muito pequena e aprendi a conhece-los, tenho algumas curiosidades sera que é verdade que quando o gato sai de perto de alguem ou não se aproxima é porque a pessoa não presta ou é de ma indole, ou que quando o gato some é porque alguem da casa vai morrer ou esta muito doente?

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS