sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O CADASTRAMENTO DOS CARROCEIROS DE NATAL (RN): PRIMEIRAS IMPRESSÕES

 O semblante sofrido do animal explorado
Por Marcelo Morais

O cadastramento dos carroceiros de Natal-RN teve início nessa quarta-feira (03/11), e irá até o dia 12/11. Já é possível observar, como voluntário, algumas falhas nesse processo: poucos pontos para cadastramento, a divulgação começou de fato no primeiro dia, e antes disso foi feita somente em meios de comunicação aos quais a maioria absoluta dos carroceiros não tem acesso: a internet e os jornais impressos. Como consequência, ainda há um baixo número de carroceiros cadastrados. A falta de uma participação maior de funcionários da própria prefeitura é algo a ser observado, pois boa parte do pessoal que realiza o cadastro é de voluntários.

Conversando com os carroceiros, podemos notar algo comum na maioria deles: começaram a trabalhar quando ainda eram menores de idade, são pessoas conformadas com sua realidade de vida, em sua maioria analfabetos, sofrem um forte estigma por serem carroceiros (são vítimas de preconceito e ofensas) e possuem baixa auto-estima. O alcolismo também é visível em alguns.

Então, essa profissão dignifica esses homens?

Leia o conteúdo do abaixo-assinado pelo fim da atividade dos animais de tração em Natal. Esse tipo de trabalho só contribui para miséria humana e dos animais.

Acesse:

http://www.ipetitions.com/petition/ongauquemia

 Cartaz de divulgação do cadastro dos carroceiros, 
clique para ampliar

2 comentários:

  1. Que coisa!!! Não sei se lamento ou se me revolto com o tratamento que a prefeitura dá a esse cadastramento. Com certeza o que não tenho é surpresa. Já assinei o abaixo-assinado e já o divulguei também. Gostaria de mais informações sobre o cadastramento. Sou diretora de um CMEI no bairro de Nova Cidade, zona oeste de Natal e temos alguns pais carroceiros, o que eles devem fazer para se cadastrarem?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivana! Não faltaram reuniões para organizar esse cadastramento, o que faltou foi interesse de varios órgãos da prefeitura em dar, cada um, a sua colaboração. Temos a informação de que pouquíssimos cadastros foram feitos. Escaneamos o panfleto de divulgação com as datas e os pontos de cadastramento. Para o carroceiro se cadastrar, é só comparecer em um desses pontos e preencher um formulário (que se dá através de uma entrevista). Após isso, ele receberá um cupom provisório, com o qual deverá circular obrigatoriamente a partir de então. Para saber das datas, é só clicar na imagem do panfleto e ver os locais e datas. Agradecemos demais se puder repassar essa informação para os carroceiros aos quais você tem acesso. E qualquer dúvida, é só entrar em contato conosco. Abraços, e tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS