domingo, 12 de setembro de 2010

PROTEJA SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: 10 MEDICAMENTOS HUMANOS QUE SÃO TÓXICOS PARA ELES


Embora os pais de estimação normalmente estejam bem conscientes dos venenos rondando sua casa, muitos não percebem que alguns dos maiores culpados pela intoxicação do bichinho está bem mais próximo do que imagina. Não é nem um pouco raro os animais de estimação ingerirem medicamentos humanos vendidos sem
receita médica, e mesmo com receita. Para ajudar a evitar que algum acidente ocorra, alguns especialistas americanos criaram uma lista de 10 medicamentos que são tóxicos para nossos amigos peludos.

Se você suspeita que seu animal tenha ingerido qualquer um dos itens a seguir, ligue para logo para um veterinário, e lembre-se de manter todos os medicamentos escondidos em armários e longe de gatos e cães curiosos.

LEMBRE-SE: NUNCA MEDIQUE SEU ANIMAL SEM CONSULTAR O MÉDICO VETERINÁRIO.

AINE (ANTI-INFLAMATÓRIO NÃO ESTERÓIDE)

AINES (não-esteróides anti-inflamatórios) como o ibuprofeno ou o naproxeno são a causa mais comum de intoxicação em animais de pequeno porte, e pode causar sérios problemas, mesmo em doses mínimas. Animais de estimação são extremamente sensíveis aos seus efeitos, e podem ter como consequência, úlceras estomacais e intestinais e, no caso dos gatos, danos nos rins.

ANTIDEPRESSIVOS

Antidepressivos podem causar vômitos e letargia, e certos tipos deles podem levar à síndrome da serotonina, uma condição marcada pela agitação, aumento da temperatura corporal, frequência cardíaca e pressão sanguínea, além  de desorientação, vocalização, tremores e convulsões.

PARACETAMOL

Os gatos são especialmente sensíveis ao paracetamol, que pode danificar as células vermelhas do sangue e interferem com a sua capacidade de transporte de oxigênio, e não deve ser administrado em nenhuma situação. Nos cães, pode causar danos no fígado e, em doses mais altas, danos de glóbulos vermelhos.

METILFENIDATO

Usado para tratamento medicamentoso dos casos de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), agem como estimulantes em animais de estimação e pode perigosamente elevar as taxas do coração, do sangue, pressão e temperatura do corpo, bem como provocam as crises de taquicardia.

FLUORO-URACIL

Fluoro-uracil é uma droga anti-câncer, e é utilizada topicamente para tratar câncer de pele menores e ceratite solar em seres humanos. Ele provou ser rapidamente fatal aos cães, provocando vômitos severos, convulsões e parada cardíaca, mesmo em animais que mastigaram cotonetes descartados, usados para aplicar a medicação.

ISONIAZIDA

Muitas vezes, utilizado como primeira linha de defesa contra a tuberculose, a isoniazida é particularmente tóxico para os cães, porque eles não conseguem metabolizá-lo, bem como outras espécies, podendo causar um rápido início de crises graves que podem resultar em morte.

PSEUDOEFEDRINA

A pseudoefedrina, utilizado na medicina como descongestivo nasal, e age como um estimulante, sendo perigoso se for acidentalmente ingerido por animais de estimação. Em cães e gatos, provoca a elevação da frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura corporal, bem como convulsões.

ANTIDIABÉTICOS
Muitos tratamentos orais para diabetes, incluindo glipizida e glibenclamida podem causar uma grande queda nos níveis de açúcar no sangue dos animais afetados. Os sinais clínicos da ingestão incluem desorientação, falta de coordenação e convulsões.

DERIVADOS DE VITAMINA D

Até mesmo pequenas exposições a derivados de vitamina D como Calcipotriol (calcipotriene) e calcitrol, podem causar ameaça de morte, porque faz com que o nível de cálcio aumente no sangue dos animais. Pequenos sinais da exposição, incluindo vômitos, perda de apetite, aumento na frequência da urina, e sede,
causadas pela falência dos rins. Esses sintomas podem aparecer até mais de 24 horas depois da ingestão.

BLACOFEN (BACLOFENO)

O baclofeno é um relaxante muscular que pode prejudicar o sistema nervoso central de cães e gatos. Alguns sintomas de ingestão incluem depressão significativa, desorientação, vocalização, convulsões e coma, podendo levar à morte.

FONTE: http://www.adoptpetshelter.org/

4 comentários:

  1. e nasofelin (cloridrato de fenoxazolina)??? é tóxico se o animal acidentalmente ingerir? minha cadelinha fez isso agora ha pouco!

    ResponderExcluir
  2. nasofelin (cloridrato de fenoxazolina) tem efeito tóxico em cães? a minha cadelinha acabou de ingerir um pouco! me ajudem!

    ResponderExcluir
  3. Neste caso, se você notar que algo não vai bem, não perca tempo, procure um médico veterinário. Não posso te orientar tecnicamente como proceder , pois não sou vet, apenas traduzi o texto.

    ResponderExcluir
  4. Parabens,

    Adorei todas as informações, muito útil, por exemplo não sabia que cebola e café fazia mal para nossos peludinhos.... Nota 1000

    Abraços fraterno de muita luz

    WWW.hospitalespiritualdomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS