quarta-feira, 20 de julho de 2011

OBJETOS ESTRANHOS QUE OS CÃES SÃO CAPAZES DE COMER



Uma das coisas que sempre me surpreendem nos cães é a incrível capacidade para comer coisas que não são alimentos, e isso pode ser tornar um problema sério. Semana passada fui supreendido por minha cadelinha, a Natasha, que colocou para fora - acredite - um cadarço de tênis inteiro! 

O fato é que todos os anos, vários animais são submetidos a cirurgias exploratórias para remover uma grande variedade de corpos estranhos. Mas, por que nossos animais de estimação tentam comer coisas estranhas?

Certamente, os cães mais jovens têm um forte impulso exploratório e colocar as coisas em sua boca é a forma como eles aprendem sobre o mundo, mas os cães que comem várias vezes itens como pedras ou outras coisas incomuns são um caso diferente e podem ser um indicador de alguma doença metabólica ou algum tipo de problema nutricional, ou mesmo de comportamento, e é o caso de procurar a ajuda de um veterinário.

Se o seu cão tem a mania de comer coisas que não deve, siga algumas orientações para evitar isso:

- Não deixe que ele tenha acesso ao lixo;

- Monitore seu cão durante o passeio. Muitos vão encontrar "guloseimas irresistíveis" no caminho.

- Evite deixar que seu bichinho tenha acesso a pequenos objetos que ele possa mastigar e engolir facilmente.

- Se você pegá-lo no ato com algo em sua boca, tire imediatamente e substitua por algo que ela possa mastigar (bifinhos, ossinhos de couro).

- Se o cão tiver brinquedos, ossos e outros objetos apropriados para serem mastigados em sua volta e a vontade, mas ainda assim esses não sejam os preferidos e o cão continue mastigando coisas que não deveria, tente outros brinquedos ou ossinhos que ele possa gostar. Tente colocar seu cheiro nos objetos que ele pode mastigar esfregando sua mão nos brinquedos ou ossinhos, isso pode ajudar na hora de o cão escolher um brinquedo ou o controle remoto. Considere também comprar um brinquedo interativo para cães, um que ela gaste mais tempo e a faça pensar mais.

E os nossos gatos? Assim como os cães, eles também tem um apetite por objetos incomuns. Uma agulha e linha são quase irresistíveis. Em sites e fóruns que tratam sobre hábitos felinos, muitos tutores relatam que seus gatos tem um desejo estranho para mascarem plástico e elásticos, por exemplo. E como se sabe, engolir esses corpos estranhos pode ser muito perigoso para eles.

Pode ser curioso e até ser divertido olhar para raios-x e imaginar o que diabos poderia ter levado a um cão ou gato a comer o objeto estranho, mas devemos lembrar que nem todos os casos têm um final feliz. 

Se você observar que o seu animal de estimação apresenta constantemente vômitos, náusea ou diarréia, procure atendimento veterinário imediatamente. Esperar para ver se a situação se resolve, muitas vezes leva a um sofrimento maior ainda para o seu animal de estimação, além de agravar ainda mais a situação dele.

Alguns casos:


01 Oscar, um Shih-Tzu, devorou ​​um peixe, e se deparou com um anzol, que ficou alojado em sua garganta. Um veterinário conseguiu retirá-lo.


02 Dixie pegou um ovo de chocolate e fez um rápido trabalho dele. Infelizmente, junto com o chocolate, ela engoliu um boneco do Homer Simpson que estava dentro do ovo. O boneco foi removido após uma cirurgia.


03 Os tutores de Alfie (um Cocker Spaniel) só perceberam que havia algo de errado quando ele parou de comer e beber. Ele se recuperou rapidamente após a cirurgia que removeu a sua "miniatura".


04 Dizem que os diamantes são os melhores amigos de uma mulher e, aparentemente, o petisco favorito desse cão. Quando o seu anel de noivado desapareceu, a tutora de Luciano (um Rotweiler) começou a desconfiar dele. O raio x conta a história.
 

05 Este cão teve que uma agulha removida de sua garganta.


06 Ozzie, disputava com outro cão um patinho de borracha, e descobriu o esconderijo perfeito para ele. Após uma cirurgia ficou bem.


07 O apetite de um cãozinho de 5 meses quase o levou à morte no Reino Unido: Alfie engoliu um bom punhado de pedras. Segundo os veterinários, Alfie engoliu quase 250 gramas de pedras.


08 Esse cãozinho engoliu a chave do carro.

 
09  A radiografia de Pip, um cão da raça Whippet, mostra a varinha de brinquedo entre a garganta e o estômago do animal. A varinha, que media 30 cm, estava alojada há cinco meses e foi retirada com sucesso. Por sorte ele não morreu.


10 Em um dos casos mais surpreendentes, este cachorro de três anos engoliu nove bolas de golfe e uma munição em Heybridge, na Inglaterra.

Fontes de consulta:

4 comentários:

  1. Meu cachorro mordeu o meu celular, conversei com o veterinário e ele me disse que não tinha muito o que fazer, era para aguardar para ver se aparecia algum sintoma, mas até agora, isso ja fá 1 (um mês), ele esta bem.

    ResponderExcluir
  2. E eu que achava que só a minha que era doida...
    Com um ano de idade tinha o mau hábito de pegar coisas para comer, principalmente meias. Um dia pegou minha meia sapatilha e quando tentei pegar ela engoliu só pra não ter que se desfazer do roubo. Duas horas depois ela vomitou (graças à Deus). Outra vez eram as próprias fezes, sem nenhum motivo. Como ela detesta creme dental (não suporta nem o cheiro), passava nos dentes da frente toda vez que roubava ou tentava comer algo impróprio. Poucos meses depois parou a brincadeira (uma forma de chamar a atenção). Só rouba bolas de papel, ou o rolo do papel higiênico quando passa muito tempo sozinha.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!Que horror!Minha cadelinha já engoliu uma "felpa" de vasoura e ficou passando mal.Ai a levamos na veterinaria e ela deu uns remédios!Pouco tempo depois ela eliminou junto com as fezes!Ela tentou pegar a vassoura uma vez de novo mas desistiu.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS