segunda-feira, 3 de maio de 2010

TOXOPLASMOSE: MITOS E VERDADES

 Ao contrário do que muitos acreditam, a toxoplasmose ou como é mais comumente conhecida, é uma doença que pode ser transmitida por outras espécies de animais além dos gatos, como por exemplo as espécies suínas, bovinas, eqüinas e ovinas.

 Há quatro formas de uma pessoa ser infectada:

   1. infecção transplacentária (mãe passou para seu bebê);
   2. ingestão de água ou alimento contaminados por oocistos esporulados de fezes de gatos;
   3. ingestão de carne crua ou mal- cozida contendo cistos teciduais.
   4. Raras vias de transmissão são através de transfusão de sangue contaminado ou através de transplante de órgãos de pessoas infectadas ou até mesmo de acidentes laboratoriais.

 A forma mais conhecida é através dos gatos.

O gato para ser infectado perecisa ingerir cistos contidos nos tecidos de hospedeiros como pequenos mamíferos e pássaros ou até mesmo ingerindo carne crua. Mas as fezes dos gatos contém apenas ooistos e para se tornar infectante é preciso de 1 a 5 dias  após a excreção. Sendo assim, fezes frescas não transmitem a toxoplasmose.

Sendo feita higienização da caixa e areia higiênicas diariamente, removendo as fezes, e passando água fervente pelo menos uma vez por semana na caixa, dando banho em seu gato, o risco de infecção pelo gato cai para menos de 5%...

O principal meio de contágio atualmente é através do consumo de carne crua ou mal-passada e verduras e água contaminadas.

Há também como previnir a contaminação dos gatos, pois eles só são infectados quando se alimentam de carne crua infectada, dando só ração, impossível dele adquirir.

A Toxoplasmose tem cura.

Para saber se você tem toxoplasmose é só procurar um médico que através de um exame de sangue detectará se você está ou não infectado. Uma vez infectado o homem pode apresentar sintomas como gripes, como infertilidade, aborto, doenças debilitantes e até fatais, dependendo dos fatores genéticos e imunológicos de cada um.

Portanto, a toxoplasmose não é um motivo para se livrar dos gatos!

É importante que as pessoas antes de colocarem seus animais nas ruas, fossem atrás de ler todos os motivos e tratamentos de toxoplasmose e até mesmo questionarem seus médicos, que muitas vezes por desinformação pura alertam para que sejam abandonados os animais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS